Início Notícias Cidades Professor de Paulínia é um dos dez vencedores do 22º Prêmio Educador...

Professor de Paulínia é um dos dez vencedores do 22º Prêmio Educador Nota 10 – 2019

Luiz Gustavo Bonatto Rufino conquistou a Academia de Selecionadores com o projeto Ressignificando as visões sobre o corpo

O professor da Rede municipal de Ensino de Paulínia, Luiz Gustavo Bonatto Rufino, da Escola Municipal Odete Emídio de Souza é um dos dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10 – 2019, maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira. O educador ganha um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para participar de uma semana de imersão e da cerimônia de premiação, marcadas para setembro, em São Paulo, onde vai concorrer ao título de Educador do Ano. Os ganhadores foram anunciados nesta quarta-feira, 17.

Luiz conquistou os Selecionadores com o projeto Ressignificando as visões sobre o corpo, trabalhado com o 3º ano do Ensino Fundamental I. Em uma pesquisa, vários alunos apontaram não gostar de si e ter vergonha de seus corpos. Incomodado com a forma como as crianças têm se relacionado com a autoimagem, o professor resolveu agir. Organizou um projeto para que elas mudassem suas visões do corpo por meio de experiências significativas na Educação Física.

Dividiu o trabalho em três eixos: “Eu, meu corpo e minha história”, em que explorou as possibilidades físicas de cada um em práticas de atletismo, ginástica e circo; “O outro e seu corpo”, com atividades como o delineamento do contorno dos colegas e o uso de pernas de pau em duplas e o “O corpo, suas potencialidades e limitações”. Este último eixo abordou os sentidos, oferecendo atividades sem a visão, com limitações motoras ou desafios específicos. Uma das aulas proporcionou uma vivência requisitada pelos alunos: o Parkour. Por fim, as crianças escreveram sobre o tema “O que pode o corpo?”, refletindo sobre as aulas e a imagem de si mesmas e dos outros.

“Uma quantidade expressiva de alunos apontou estar descontente com seu visual, o que me instigou a pensar em como as crianças têm compreendido e se relacionado com seus próprios corpos. Trabalhei com experiências vinculadas à Cultura Corporal de Movimento.”

Além de Luiz Gustavo, outros nove educadores que desenvolveram experiências pedagógicas de destaque nas escolas em que trabalham foram escolhidos entre quase 5 mil inscritos pela Academia de Selecionadores. A Academia é formada por grandes especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, além de formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas. Os vencedores são dos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Dos 10 projetos campeões, quatro são trabalhos realizados com alunos do Ensino Fundamental I (sendo um também EJA), três com turmas do Ensino Médio, dois de gestão e outro com o Ensino Fundamental II. As disciplinas são variadas, indo de Educação Física à Matemática.

Confira a lista completa dos selecionados em: https://premioeducadornota10.org/

Para saber mais sobre os projetos visite também: https://www.facebook.com/premioeducadornota10/

Sobre o Prêmio Educador Nota 10
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. O Prêmio tem o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef, e o patrocínio da Fundação Lemann e SOMOS Educação. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação. https://premioeducadornota10.org/