Início Notícias Profissionais de Paulínia expõe seus trabalhos na Mostra Sustentável 2019

Profissionais de Paulínia expõe seus trabalhos na Mostra Sustentável 2019

Ideias criativas de ambientes ecologicamente corretos inspiram visitantes

A Mostra Sustentável de Campinas chega à sua terceira edição em 2019, desta vez transformando e beneficiando a FSD – Fundação Síndrome de Down, em Barão Geraldo. O evento acontece até o dia 13 de outubro, sempre de quarta a domingo. Nos dias de semana, a Mostra fica aberta das 15h às 21h, e, aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h.

Nesta edição, arquitetos, designers de interiores e engenheiros de Paulínia aceitaram o desafio de desenvolver projetos sustentáveis para a revitalização das edificações da ONG escolhida, deixando um legado que atendará às suas necessidades.

Confira os ambientes dos paulinenses:

Ambiente 6 – Quarto dos avós e jardim sensorial – ÓrigoN – Projetos com Significado Pessoal – Gustavo Rodrigues Ramos (engenheiro civil), Simone Saviolli (designer de interiores) e Sônia Magna (arquiteta e paisagista).
Valoriza a longevidade. A cama e os criados-mudos são presos na cabeceira curva, que tem acima uma arte canetada, que no Japão significa “celebrar a vida”. Tudo para momentos de convivência com o neto Down. Há uma estante móvel de livros feita de MDF e cordas que vêm do teto. Foram colocados um banco suspenso ao lado de uma pequena galeria de artes, criada para registrar os momentos da família, e uma escultura baseada na origem da vida. O paisagismo tem conceito sensorial e geométrico.

Do quarto para o jardim, o primeiro sentido valorizado é a visão, por meio da contemplação de uma estrutura de madeira harmonizada com cordas de sisal e um jardim vertical, que finaliza em um espelho d’água em movimento, aguçando a audição. Há um banco de madeira para contemplar o entorno, utilizando o olfato e o paladar com as plantas sensoriais: camomila, alecrim e lavanda. O jardim sensorial valoriza também o tato, por meio das texturas diferentes da grama, do piso e das pedras, que fazem o design do caminho da circulação do jardim. Uma cisterna coleta águas fluviais para alimentar o jardim e a residência. Destaque: o projeto cria e valoriza espaços de convivência entre avós e neto, com detalhes que reforçam a acessibilidade e a longevidade.

Ambiente 7 – Quarto do Casal – Mayline Mendes e Silvana Gomes (arquitetas e urbanistas) e Raissa Zenum (engenheira civil).
O quarto com varanda une os estilos moderno e industrial com toda a parte elétrica aparente, em dutos de cobre. Quase todo o entulho retirado do ambiente foi transformado em mobiliário.

A bancada em alvenaria demolida e as prateleiras em ardósia foram reutilizadas nos bancos externos, cortadas ao meio para ficarem mais leves e seguras. O forro do teto foi transformado em divisória de ambiente na área externa. Na cama foram usados pallets sob o colchão. Os lustres e luminárias são de latas de lixo e baldes e usam lâmpadas de LED. Para a iluminação e a ventilação natural, foram mantidas janelas e portas, com entrada de luz e ar através de cortinas. Na integração com o verde, há vasos com vegetação nativa que necessitam de pouca água. Para completar a decoração do quarto, itens que remetem às paixões de seus usuários: a fotografia e a culinária. Já a varanda contempla um espaço de descanso e convívio do casal. Um teto verde ajuda o conforto térmico, reduz a poluição e influencia positivamente no visual com plantas que necessitam de pouca água. Para mais aconchego ao espaço, cadeira de balanço e bancos. Destaque: Os materiais empregados no projeto – desde a base da cama, os lustres, a tubulação até o banco externo – derivam, em 80% dos casos, de materiais reutilizados ou reciclados.