Início Destaques PT e PCdoB oficializam prefeito e vice para disputa à prefeitura de...

PT e PCdoB oficializam prefeito e vice para disputa à prefeitura de Paulínia

Os candidatos: Joel Monteiro (vice) e Edson Thomaz Martins, o Edson do PT (prefeito)

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizaram suas convenções partidárias no sábado, dia 13, onde oficializaram a coligação e a candidaturas para as eleições municipais de 2020, em Paulínia. Como foi ato interno dos partidos, não teve transmissão ao vivo pela plataforma virtual.

A chapa vai ter como candidato a prefeito o servidor público aposentado, Edson Thomaz Martins, o Edson do PT e para vice-prefeito, o jornalista, Joel Monteiro, do PCdoB, além de 12 candidatos a vereador, sendo 11 do PT e 1 do PCdoB. Tanto a coligação quanto os nomes apresentados foram aprovados por unanimidade nas duas convenções, que autorizaram as Executivas do PT e o PCdoB a analisarem o ingresso de outros candidatos e candidatas até o final do prazo legal.

O pré-candidato a prefeito pela Coligação PT/PCdoB, Edson Thomaz Martins, o Edson do PT, tem 66 anos, nasceu em Campinas e mora em Paulínia desde 1997. Trabalhou no INSS de 1980 a 2019, quando se aposentou. Foi sindicalista neste período, sempre em defesa do trabalhador e das condições de trabalho. Filiado ao PT desde 1989, hoje é presidente do Diretório Municipal da cidade. Pretende realizar um governo com a participação popular, na defesa do povo trabalhador e trabalhadora da cidade e implantar políticas públicas como Renda Cidadã, Economia Solidária e Moeda Social.

Já o pré-candidato a vice-prefeito, pela Coligação PT/PCdoB é o jornalista Joel Monteiro Lopes, de 58 anos. Trabalha atualmente como analista de contratos. Começou sua militância política em 1978 no movimento estudantil, sendo diretor da União Campineira dos Estudantes Secundaristas (ECES) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Ferrenho defensor dos direitos sociais, distribuição de renda e igualdade social, participou de lutas políticas em diferentes momentos históricos, desde Diretas Já, Fora Collor, Ele Não e até hoje segue combatendo os ataques à democracia. Atua pelo PCdoB há dez anos, foi candidato por duas vezes a vereador pela cidade de Campinas. Há cinco anos mora em Paulínia e atua pelo PCdoB buscando reestruturar as forças progressivas.

Os pré-candidatos a vereador e vereadora incluem:

– André Menininho, o mais novo, com 19 anos, estudante de educação Física, militante da Juventude Petista;

– Caíque Palma, paratleta que representou por 10 anos a cidade em campeonatos;

– Clarice Lopes, empresária de pequeno porte, feminista;

Custódio Campos

– Custódio Campos, sindicalista, ex-vereador por 2 mandatos e uma referência pela lisura nos seus mandatos;

– Dandara Moreno, assistente social, jovem e militante dos movimentos sociais;

– Edna Della Nina, jornalista, feminista e defensora dos Conselhos Municipais integrados ao controle social na cidade;

– Professor Élcio, educador dos jovens, militante na luta dos profissionais da educação;

– Ivanilde Pereira, militante histórica do PT Paulínia, sempre presente nas muitas lutas que o PT trava na cidade;

– Luís Felipe Carioca da Silva, ex-atleta de bicicross, secretário de Comunicação do PT e entregador de aplicativo, preocupado com alternativas para esse setor;

– Izaías Soares é trabalhador raiz, forjado nas lutas e greves históricas, dos que não desistem nunca;

– Rodrigo Macelari, GM, atuante militante de esquerda, vem mostrando que a luta dos servidores precisa do engajamento de todos e do respeito aos direitos defendidos pelo Sindicato da categoria.

– Jean do Cooperlotes, ambientalista.