Início Notícias Cidades Ranking revela que Paulínia é a segunda cidade com maior sensação de...

Ranking revela que Paulínia é a segunda cidade com maior sensação de insegurança da RMC

Das 138 cidades com mais de 100 mil habitantes do estado de São Paulo, Paulínia ocupa a 117º posição em 2017; na região fica atrás de Monte Mor

O Instituto Sou da Paz divulgou quinta-feira (26) o Ranking de Exposição a Crimes Violentos, criado a partir do Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), que mede a exposição à violência dos municípios que possuem mais de 50 mil habitantes em 2017. Das 138 cidades paulistas pesquisadas, Paulínia ocupa a 117º posição do estudo.

Dentro da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Paulínia ficou em segundo lugar, atrás apenas de Monte Mor. A estatística levou em conta o fato de a cidade ter registrado, no ano passado, uma das mais altas taxas de homicídio da região: foram 15 por 100 mil habitantes.

Em 2017 foram 15 homicídios dolosos, que também envolve homicídio culposo por acidente de trânsito, 1.114 furtos, 371 roubos e 249 furtos e roubos de veículos, segundo números da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo. O índice considera crimes letais, sexuais e contra o patrimônio, e o ranking permite a comparação da vulnerabilidade da população a esses crimes – tanto entre municípios quanto ao longo dos anos.

Confira (abaixo) a posição das cidades da RMC dos menores índices para os maiores (os menores índices significam mais segurança): que mede a exposição à violência dos municípios que possuem mais de 50 mil habitantes. Quanto mais alto é o índice de um município, maior é a chance de o cidadão ser exposto a crimes violentos na região.

A Região Metropolitana de Campinas inclui 20 cidades, sendo que cinco delas estão abaixo dos 50 mil habitantes, que são: Engenheiro Coelho, Holambra, Morungaba, Pedreira e Santo Antônio de Posse. A reportagem aguarda posicionamento da Prefeitura de Paulínia.

Confira a posição das cidades dos menores índices para os maiores (os menores índices significam mais segurança):