Início Notícias Cidades Refinaria de Paulínia apresenta altas chamas das tochas nesta quarta (8)

Refinaria de Paulínia apresenta altas chamas das tochas nesta quarta (8)

Na noite desta quarta-feira, 8 de junho, a queima de gases nas tochas da Refinaria de Paulínia (Replan), a 119 quilômetros de São Paulo, tem chamado a atenção dos moradores do município e de cidades adjacentes. O clarão intenso pode ser visto em vários cantos da cidade, o que deixou as pessoas ainda mais assustadas. Quem transitava pela Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), em frente a refinaria, relataram que além do fogo, ouviram barulhos que vinham da unidade.

A tocha, ou flare, é um equipamento essencial para o sistema de segurança de uma refinaria que é utilizada para evitar descarte de gases inflamáveis ou tóxicos para a atmosfera, realizando a queima segura destes compostos. Para que a combustão seja completa e adequada, é utilizado vapor d’água em vazão proporcional aos tipos de gases que chegam no sistema de tocha.

A tecnologia é uma parceria desenvolvida entre o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras (Cenpes) e a PUC-Rio, com participação integrada das áreas de Refino e TIC, o sistema proporciona economia de vapor, o que resulta em melhor eficiência energética, além de manter a queima de forma segura para o meio ambiente.