Início Destaques Refinaria de Paulínia bate novo recorde de processamento de óleos do pré-sal

Refinaria de Paulínia bate novo recorde de processamento de óleos do pré-sal

Carga atingiu a marca de mais de 1,35 milhão de m³ em novembro, 74% do total

A Refinaria de Paulínia (Replan), a 119 quilômetros de São Paulo, atingiu em novembro um novo recorde de processamento de óleos do pré-sal, ao alcançar a marca de 1.356.851 m³, o equivalente a 74% do total do petróleo processado no mês. No recorde anterior, de outubro deste ano, a Replan havia registrado 1.316.876 m³ de óleos do pré-sal processados, o que representou 68% da carga.

Dentre os óleos do pré-sal processados em novembro na Replan, destacam-se os petróleos Búzios, Sapinhoá, Tupi e Atapu. A produção de óleo da camada pré-sal tem aumentado consideravelmente nos últimos anos e contribuído para o menor processamento de óleos leves importados, pois os óleos do pré-sal são mais leves que os óleos dos campos do pós sal.

A Replan tem capacidade de processar 69 milhões de litros de petróleo por dia, o equivalente a 434 mil barris, a maior do parque de refino da Petrobras. Sua produção corresponde a aproximadamente 20% de todo o refino de petróleo no Brasil, processando quase a sua totalidade de petróleo nacional, grande parte oriunda da Bacia de Santos (pré-sal).

Os principais derivados produzidos são diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), gás liquefeito de petróleo (GLP), óleos combustíveis, asfaltos, coque e propeno.

A Replan atende o interior de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre, Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, Goiás, Brasília e Tocantins.

Você sabe quantos litros tem um barril de petróleo?
Um barril de petróleo tem, oficialmente, 158,9 litros. A porcentagem média dos derivados obtidos de cada barril de petróleo processado na Replan é a seguinte:
55% – Diesel
20% – Gasolina
6% – Óleos combustíveis
4% – GLP
4% – QAV
3% – Nafta
1% – Propeno
7% – Outros (enxofre, coque, asfaltos, etc.).