Início Notícias Ambiente Refinaria de Paulínia reutiliza quase 3,2 bilhões de litros de água no...

Refinaria de Paulínia reutiliza quase 3,2 bilhões de litros de água no ano passado

A economia gerada representa cerca de 15% do consumo de água da refinaria

Com 18 ações de reuso de recursos hídricos, a Refinaria de Paulínia (Replan), a 120 quilômetros de São Paulo, conseguiu reutilizar quase 3,2 bilhões de litros de água no ano passado. Essas ações representam uma economia de cerca de 15% do consumo de água da refinaria.

A utilização de água é fundamental para processamento de óleo, gás e derivados, geração de vapor e manutenção dos sistemas de resfriamento das refinarias. A quantidade de água consumida em uma refinaria varia de acordo com a capacidade de processamento, portfólio de produtos, tecnologias empregadas, clima local, localização geográfica, entre outros fatores.

Atenta às necessidades de economia deste recurso natural essencial, a Replan tem em sua carteira de projetos novas ações que pretendem gerar economia adicional de mais 100 mil litros por hora no futuro, ampliando ainda mais o Programa de Reuso de Água da Replan. Em razão disso, a gestão de recursos hídricos na Petrobras visa garantir o suprimento necessário às atividades, mas também contribuir com a conservação e disponibilidade nas áreas próximas das unidades da empresa.

“Todos os processos utilizam água para resfriamento, para aquecimento, através da geração de vapor, para lavagem de sistemas e para garantia da segurança das instalações, como o combate a incêndio. O reuso de água é uma ação importante para que nossa produção seja cada vez mais eficiente e sustentável”, explica a gerente executiva de Refino da Petrobras, Elza Kallas.

Somente em 2020, as refinarias de São Paulo reutilizaram quase 11 bilhões de litros de água, equivalente ao consumo médio anual de quase 380 mil famílias de 4 pessoas – o que seria suficiente para abastecer uma das cidades mais populosas do estado, como Campinas ou Guarulhos.

A Petrobras está investindo para se posicionar entre as melhores refinadoras do mundo, em termos de eficiência, desempenho operacional e produtos de alta qualidade. A companhia está focada em alcançar uma produção mais sustentável e competitiva em custo e qualidade. Com esse objetivo, a Petrobras também investe em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para melhor uso dos serviços ecossistêmicos, como é o caso de reuso de água e tratamento de resíduos.

As 4 refinarias de SP

Um exemplo de como o reuso economiza recursos hídricos vem da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC). A unidade reutilizou o volume de aproximadamente 1,5 bilhão de litros, equivalente a 602 piscinas olímpicas, consolidado em 2020. Em 2021 foram implementados ações e projetos que aumentaram em 20% a recuperação de água para os sistemas de geração de vapor, o que reduziu o consumo de energia da refinaria em 0,6% e a captação de água em 0,5%, além de reduzir a geração de CO2 pela menor queima de combustível para geração de vapor.

 Na Refinaria Henrique Lage (Revap), situada em São José dos Campos, 32% do volume utilizado nos processos vem de água reaproveitada. Os 623 mil litros por hora reutilizados dariam para abastecer uma cidade de 136 mil habitantes durante um ano. A modernização da refinaria também considerou projetos que representaram quase o dobro de economia hídrica de 2009 para 2020. Mesmo depois de implantar novas unidades, o que elevaria o consumo de água, por meio de novas tecnologias a refinaria conseguiu suprir esse consumo com a reutilização ao invés de captar mais água. Em 2023 estima-se um aumento de 20 mil litros de água reutilizada por hora na Revap.

A Refinaria de Capuava (Recap) reutiliza em média 70 mil litros de água por hora, o equivalente a 20 piscinas olímpicas, e a tendência é aumentar este volume. Na Recap os sistemas de água de resfriamento e de geração de vapor funcionam em circuito fechado, propiciando recuperar o máximo de água.