Início Notícias Ambiente Retomada de unidade da Replan aumenta tochas da refinaria

Retomada de unidade da Replan aumenta tochas da refinaria

A Refinaria de Paulínia (Replan) iniciou dia 22 de junho, o processo de retomada de uma das unidades de processo, o que tem ocasionado a elevação das tochas da refinaria por alguns períodos. O retorno ocorreu dentro do prazo previsto, após parada programada de manutenção.

A Replan é a maior refinaria da Petrobras em capacidade de processamento, com 434 mil barris/dia (2019) e entre seus principais produtos estão a gasolina, diesel, gás de cozinha e querosene de aviação. Ela completou 48 anos no dia 12 de maio.

Com isso, as tochas podem ser vistas há quilômetros de Paulínia e algumas cidades vizinhas. Quem trafegava pela rodovia professor Zeferino Vaz (SP-332), à noite, as chamas ficam mais intensas.

Em nota, a Petrobras informa que a Replan está retomando a operação de uma das unidades de processo, o que tem ocasionado a elevação das tochas da refinaria por alguns períodos. No entanto, trata-se de uma situação normal e transitória, não representando risco à segurança da refinaria nem ao seu entorno.

Antes à pandemia da Covid-19, a Replan tem capacidade para processar 434 mil barris de petróleo por dia e sua produção corresponde a aproximadamente 21% de todo o refino de petróleo no Brasil.

Raio-X Replan
Fundação: 
12 de maio de 1972
Área ocupada: 9.125.000 m²
Capacidade instalada: 434.000 barris/dia (2019)
Principais produtos: diesel, gasolina, gás liquefeito de petróleo (GLP – o gás de cozinha), querosene de aviação (QAV), asfaltos e nafta petroquímica.
Mercados atendidos: 36% do território brasileiro (SP interior, MT, MS, RO, AC, MG sul e triângulo mineiro, GO e Brasília/DF)