Início Notícias Ambiente Sabesp terá que recuperar lagoa de Paulínia contaminada por esgoto

Sabesp terá que recuperar lagoa de Paulínia contaminada por esgoto

Lagoa do João Aranha recebeu despejo de esgoto in natura, o que causou mortandade de peixes na semana passada. A Sabesp tem prazo de 30 dias para se pronunciar

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) vai ter que recuperar a lagoa do bairro João Aranha, em Paulínia. A determinação é do juiz da 1ª Vara do Foro de Paulínia, Bruno Luiz Cassiolato, que acolheu uma denúncia formalizada pela Seddema (Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente) embasada em documentação técnica e matérias jornalísticas responsabilizando a empresa por crime ambiental de despejo de esgoto in natura no local. A medida foi requerida por ação civil pública, encabeçada pela secretária Débora Mileo.

Denúncia aponta que contaminação por esgoto foi a causa da mortandade de peixes da lagoa

Na decisão, proferida no último dia 15, o juiz acatou o pedido de antecipação dos efeitos de tutela jurisdicional para a Sabesp “cessar qualquer atividade poluidora e danosa que vem realizando na lagoa do João Aranha, além de obriga-la a praticar atos de recuperação do meio ambiente e a pagar indenizações”.

O problema de vazamento de esgoto foi identificado na semana passada na lagoa, o que causou poluição e, consequentemente, a mortandade de diversas espécies de peixes. Na ocasião, a Prefeitura Municipal, através da Seddema, chegou a emitir um alerta à população para que não consumisse peixes do local, o que poderia causar problemas de saúde em razão da contaminação.

“Assim que tomei conhecimento do caso, fui ao local e venho tentando acionar os órgãos competentes para acionar o poluidor. Precisamos cuidar do meio ambiente e, como responsável pela pasta em Paulínia, sou fiscal e vigilante nesse aspecto”, justifica Débora.

Na sentença, o juiz afirma que o perigo de dano irreversível, ou de difícil reversão, é claro e não são necessários grandes estudos para constatar os danos ao meio ambiente caso o esgoto in natura continue sendo despejado na lagoa, sendo assim determinou que a Sabesp interrompa imediatamente o despejo do esgoto ou de qualquer agente poluidor não tratado no local, sob pena diária de R$ 15 mil, a partir da intimação.

Além da multa diária em caso de descumprimento, a medida determina ainda que a concessionária providencie aeradores de grande porte para oxigenação, reposição de água por meio de caminhão pipa até estabilização, além da reposição dos peixes mortos e demais providências cabíveis. Apesar de todas as medidas de compensação, ainda fica determinado que se elabore plano de recuperação ambiental, conforme legislação específica.

A multa diária será aplicada por, no máximo dez dias. Após esse prazo, atendendo solicitação da Seddema, a medida também prevê punições mais severas, como aumento da multa, incidência dela sobre o patrimônio pessoal dos administradores responsáveis e até responsabilização deles no âmbito cível, administrativo e criminal. “Os responsáveis precisam entender que não podem ser negligentes com o meio ambiente, precisam entender que poderão ser punidos seriamente, só assim, as leis ambientais serão respeitadas”, reforça a secretária Débora Mileo.

A Sabesp tem prazo de 30 dias para se pronunciar.