Início Destaques Saúde explica diferença dos sintomas de covid-19 e gripe

Saúde explica diferença dos sintomas de covid-19 e gripe

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que a população procure as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas para o atendimento de crianças e adultos com sintomas gripais. A orientação visa agilizar o atendimento e desafogar o Hospital Municipal, neste momento de surto de gripe.

Confundir os sintomas causados pelo novo coronavírus com aqueles apresentados no caso de gripes é uma das principais preocupações que surgem neste momento. Até porque a falta de discernimento sobre isso pode acarretar problemas mais graves na hora do correto diagnóstico.

Um folder foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde exemplificando cada uma das características diferentes das enfermidades, para que as pessoas possam observar os sintomas e procurar atendimento correto.

Para a avaliação do quadro de saúde do paciente é preciso realizar testes. No caso da covid-19, há diferentes modalidades, como os testes de antígeno ou laboratoriais PCR. No caso da gripe, também há distintos tipos de exames.

Por isso, o secretário de Saúde, Fábio Farias destaca a importância de que, diante de sintomas, as pessoas procurem assistência médica para que o profissional possa indicar os procedimentos adequados à realização do diagnóstico.


Gripe x covid-19
Embora os sintomas sejam bastante parecidos, há especificidades entre as duas doenças. Na gripe, sintomas como febre súbita, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Coriza ou nariz entupido e dor de garganta podem aparecer, mas são menos frequentes. no caso da Influenza, os sintomas são mais intensos a partir das primeiras 48 horas e pode incluir a falta de ar.

Na covid-19, febre e tosse seca são sintomas comuns. Já cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de garganta podem surgir às vezes. A doença tem outros sintomas que, em geral, não são sentidos por quem tem gripe, como perda do olfato e paladar. No caso da covid-19, os sintomas ficam mais intensos a partir do 5° ao 8° dia de infecção.

Ministério da Saúde