Início Notícias Cidades Segundo homem envolvido no caso de coação por vagas de emprego é...

Segundo homem envolvido no caso de coação por vagas de emprego é preso

O representante da cooperativa de empregos Adriano Luiz de França, foi preso na manhã desta quinta-feira, 16, em Cosmópolis pela Polícia Civil. Amigos, familiares e apoiadores do acusado estiveram do lado de fora do plantão policial demonstrando apoio e defendem a sua inocência em relação à possíveis irregularidades sobre vagas de emprego. Ele foi transferido para Paulínia, onde as investigações acontecem.

Ele, ao lado do então secretário de Desenvolvimento Econômico de Paulínia, Elizaman de Jesus Lopes, o Carioca, são acusados pela polícia e pelo Ministério Público (MP) de integrarem um esquema que ameaçava os gestores de empresas terceirizadas da Replan para que não contratassem nenhuma pessoa que não passasse pelo crivo da cooperativa e assim, direcionavam as vagas para quem eles queriam.

Carioca e Adriano

O delegado de Paulínia, Rodrigo Galazzo, disse que Carioca “é líder do sindicato de Paulínia. As buscas foram feitas para identificar qual é a participação dele, como ele utilizava o cargo e como ele interferia em relação às empresas que perdiam a sua liberdade, em tese, para contratar direto com a Petrobras”, disse.

A Promotoria afirma ainda que os trabalhadores não cooperados foram ameaçados pelo grupo liderado pelos investigados, especialmente por França, que disse, em tom de ameaça de retaliação, que estava filmando as pessoas que entrariam para trabalhar. Além dos investigados, outras pessoas estariam envolvidas com os crimes.

Carioca foi exonerado no final da tarde de ontem. Em nota, o prefeito interino Antonio Miguel Ferrari, o Loira (DC), disse que “Elizaman Lopes de Jesus foi afastado do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, na tarde desta quarta-feira (15), até que o assunto seja devidamente solucionado. A Prefeitura de Paulínia está tomando conhecimento das acusações e vai abrir uma sindicância para apurar o caso.  A prefeitura informa ainda que colabora com as apurações da Polícia Civil e Ministério Público, além de estar disponível para esclarecer quaisquer questionamentos, sobre o assunto, para as autoridades competentes”.

Ato de protesto contra prisão de Carioca aconteceu em frente à Replan

“Manifestação pró-Carioca”
Ainda na manhã de hoje, um grupo de moradores de Paulínia fez um ato de protesto em frente ao portão da Replan contra a prisão do ex-secretário. A manifestação foi pacífica e não afetou o trânsito da Rodovia Professor Zeferino Vaz porque o grupo ficou apenas no acostamento da via.

Um dos manifestantes disse que ainda hoje iriam dar continuidade ao protesto em frente à Delegacia de Polícia de Paulínia. “Ele (Elizaman) ajuda muita gente aqui de Paulínia com emprego”, disse José Rodolfo de Oliveira, um dos organizadores do ato.

COMPARTILHAR