Início Notícias Ambiente Sem chuvas, Paulínia registra primeiros incêndios de maio

Sem chuvas, Paulínia registra primeiros incêndios de maio

Com chuvas abaixo da média desde março, Paulínia começa a registrar os primeiros incêndios em terrenos e matas. A ocorrência das queimadas preocupa as autoridades, principalmente em razão do momento de epidemia causada pelo coronavírus.

Neste sábado (2), equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Obras e Serviços passaram toda a tarde para conter incêndios em terrenos à margem da avenida Fausto Pietrobom, no bairro Planalto.

O fogo começou próximo ao balão da avenida Paulista e se alastrou rapidamente. Ao fundo dos lotes, existe uma vegetação remanescente do Cerrado. Apesar de ter diversos terrenos desocupados, a avenida abriga borracharia, revendedora de gás, construções abandonadas, posto de gasolina, igreja e condomínio.

A Defesa Civil de Paulínia chama a atenção da população para o fato de que estamos enfrentando uma pandemia com agravante pulmonar. Ela alerta, ainda, que a população não jogue bitucas de cigarro na mata, e nem realizem a limpeza de terrenos com fogo.

De acordo com dados do Cepagri da Unicamp, as chuvas em Paulínia ficaram abaixo da média histórica em março e em abril praticamente não foram registradas precipitações na cidade. Os dados são analisados desde 1990.

Outro pedido da Defesa Civil para a população é que não joguem latas de alumínio e vidro em meio ao mato, devido ao fato de que esses materiais aquecerem com a luz do sol e acabam iniciando a combustão do mato seco.

Além de existir uma Lei Municipal que proíbe esse tipo de limpeza, muitas vezes o fogo foge do controle e acaba passando para outros terrenos, ocasionando grandes incêndios.

Qualquer problema com fogo em mato pode ser comunicado para a Defesa Civil por meio do telefone 3874-1516 ou em situações de emergência 199, em qualquer horário do dia.