Início Notícias Cultura Sesc São Paulo lança cursos online gratuitos

Sesc São Paulo lança cursos online gratuitos

Sesc lançou uma plataforma digital onde é possível encontrar quatro cursos gratuitos de Ensino a Distância (EAD). A priori, duas atividades estão com inscrições abertas, trata-se de Lições Introdutórias de Pintura de Letra, com Felipe Grimaldi, e Noções Básicas de Desenho e Narrativas em Quadrinhos, com Rafael Coutinho.O que tem para aprender?

Dois cursos já estão disponíveis: “Pintor Letrista – Lições introdutórias em pintura de letra“, com o artista Filipe Grimaldi, e “Noções Básicas de Desenho e Narrativa de Quadrinhos“, com o quadrinista Rafael Coutinho.

Nas próximas semanas você poderá acessar mais dois cursos: “Como estamos envelhecendo“, com Zezé Motta, e a partir de 20/04, “Viola Caipira“, com Ivan Vilela.

Quem pode se inscrever?
Curiosos, praticantes amadores, profissionais… Qualquer pessoa que tenha interesse em explorar alternativas – às vezes até inusitadas! – e inserir novas práticas em sua rotina. Não há limite de faixa etária ou nível de escolaridade, nem requisitos prévios. Quem já tem conhecimentos correlatos e deseja expandir o campo de saber também está convidado, claro!

Como são as aulas?
Os cursos oferecem aquele primeiro passo para começar algo novo e diferente. Eles não têm caráter formativo ou de capacitação, mas sim de inspiração! Cada um é composto de 6 vídeoaulas expositivas, de cerca de 15 minutos, complementadas com material extra – leituras, vídeos, indicações – para aprofundar os conhecimentos e discussões sobre os temas abordados. A intenção é apresentar um universo de novos conhecimentos, saberes e práticas, de forma didática, direta e convidativa, visando tanto a autonomia do faça-você-mesmo quanto a reflexão sobre os conteúdos. E o melhor: as aulas e conteúdos ficam disponíveis para você assistir e praticar no seu ritmo e tempo!

Quem são os professores?
Amparada no saber-fazer do Sesc em cursos e oficinas presenciais e nos valores da entidade, a equipe do EAD convidou profissionais de referência nas suas áreas de atuação – pessoas que dominam seus campos de trabalho, amam o que fazem e compartilham seus métodos e seu amor por meio dos conteúdos oferecidos na plataforma EAD Sesc Digital.

> Saiba mais sobre os cursos já disponíveis:

O Pintor Letrista – Lições Introdutórias em Pintura de Letra Artes Visuais

Com Filipe Grimaldi
Com nada mais que pincel, esmalte à base de água e cartolinas, o designer e letrista Filipe Grimaldi apresenta os ensinamentos básicos do seu ofício: a pintura de letras. As técnicas e métodos deste curso permitem replicar, em casa, a elaboração de letreiros populares, seja para decoração do ambiente doméstico ou pintar placas e fachadas, e até mesmo oferecer seu serviço como pintor letrista.

Você encontra também um breve panorama da história do desenho de letras populares, no Brasil, na América Latina e no mundo, percorrendo origens, influências e simbologias dos fileteados de caminhão e outros adornos usados nas composições de letreiros, resgatando a importância desse ofício na iconografia das cidades.

Inscreva-se já aqui! 

Noções Básicas de Desenho e Narrativa de Quadrinhos
Com Rafael Coutinho
Dono de estilo autoral e narrativas singulares, o desenhista e quadrinista Rafael Coutinho convida a uma viagem por todas as etapas da construção de uma história em quadrinhos, para além de regras e macetes tradicionais. O objetivo é apresentar alguns dos conceitos básicos dessa arte, materiais possíveis, possibilidades de linguagem, opções formais e poéticas e as principais técnicas, com demonstrações práticas do roteiro à arte-final. 

Cada aula apresenta uma etapa da construção de uma página de história em quadrinhos, desde a leitura do roteiro, planejamento e concepção de thumbnails, desenho de esboços, arte final dos desenhos e opções de finalização e colorização com diferentes materiais e técnicas manuais e digitais. 

Inscreva-se já aqui!