Início Destaques SiSU 2022: inscrições de 15 a 18 de fevereiro; confira 5 dicas...

SiSU 2022: inscrições de 15 a 18 de fevereiro; confira 5 dicas para não perder oportunidades no programa

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que receberá as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022 entre os dias 15 a 18 de fevereiro. O SiSU é destinado a todos os estudantes que tenham feito o Enem do ano anterior, contanto que não tenham zerado a nota da redação. A partir de 2021, o programa também passou a disponibilizar vagas para cursos à distância.

A participação no programa traz inúmeros benefícios ao candidato, como a possibilidade de participar de diversos processos seletivos sem a necessidade de realizar novas provas; a chance de, por até três dias, verificar o andamento de sua nota para conferir se há probabilidade de admissão no curso, e escolher outro, caso esteja com receio; a possibilidade de concorrer em ações afirmativas, com vagas que variam de acordo com a instituição; e o processo de inscrição totalmente virtual e simplificado, evitando burocracias.

A data de divulgação dos resultados da chamada regular está prevista para 22 de fevereiro, e durante o processo de inscrição é importante ficar muito atento. Confira abaixo as dicas do coordenador do Poliedro Curso de Campinas, Vitor Ricci, para o estudante evitar problemas ao longo do processo:

1.Estude a lista de opções antes de fazer a inscrição
Conhecer quais cursos e instituições estão disponíveis no SiSU é muito importante para ser assertivo na hora da inscrição. Cada instituição adota uma combinação diferente de pesos sobre a nota conquistada no Enem, portanto, observar quais áreas do conhecimento são mais determinantes para obter maior pontuação auxilia na estratégia de aumentar as oportunidades para admissão.

2. Acompanhe a nota de corte
É preciso controlar as expectativas neste momento, pois estar acima da nota de corte não garante a aprovação, já que ao longo do período de inscrição essa nota pode sofrer alterações. Por isso, é muito importante estar atento e acompanhá-la diariamente para saber se há chances de ser selecionado para a vaga de interesse.

3. Não tenha receio de fazer alterações de curso e instituição
Ao longo do processo de inscrições do SiSU, é possível fazer quantas alterações de curso e faculdade o candidato julgar necessárias, caso perceba que não há chances de aprovação. Desse modo, o estudante pode ampliar suas oportunidades de ingressar em uma universidade.

Algumas instituições de ensino oferecem ferramentas para auxiliar seus estudantes ao longo do processo. O Poliedro, por exemplo, oferece o simulador P+ SiSU, recurso que permite que os alunos façam simulações em todos os cursos para conhecer os seus pesos e suas notas de corte.

4. Fique atento ao e-mail
Parece uma dica simples, mas ela precisa ser reforçada. As instituições de ensino entrarão em contato com os aprovados para passar as orientações de matrícula por e-mail. Portanto, cheque sua caixa diariamente para evitar que alguma informação importante passe. “Se o prazo de inscrição em alguma universidade chegar ao fim, o aluno será automaticamente desclassificado e não há a possibilidade de recorrer da decisão”, explica Ricci.

5. Caso seja admitido em alguma universidade, certifique-se de que está tudo certo com a sua matrícula
Outro ponto de atenção, caso o aluno seja admitido em alguma universidade, é o prazo para efetuar a matrícula. É de extrema importância que o estudante leia todos os materiais com atenção e encaminhe a documentação no prazo adequado para não deixar de cumprir com nenhuma obrigação, sob o risco de perder a vaga.