Início Sem categoria Sobrecarga na demanda de medicamentos para doenças crônicas

Sobrecarga na demanda de medicamentos para doenças crônicas

Closeup view of pharmacist hand taking medicine box from the shelf in drug store.


A desinformação pode contribuir para uma crise de medicamentos, principalmente em relação aos pacientes reumatológicos. Especialista explica a importância de compreender sobre o que é ou não eficaz

A alta procura por cloroquina, hidroxicloriquina, azitromicina, colchicina e tocilizumabe e o uso indiscriminado tem prejudicado o abastecimento desses remédios nas redes pública e privada de saúde.

Segundo pesquisas da BioRede Brasil Medicamentos Biotecnológicos, por exemplo, 95% dos pacientes que possuem doenças reumatológicas fazem uso da hidroxicloroquina, e hoje 84% deles tem dificuldade de encontrar o medicamento, especialmente fora dos grandes centros urbanos. O estudo demonstrou ainda que o gasto médio com a medicação antes da pandemia era de R$100,00, hoje é de R$450,00.

Pacientes em acompanhamento de doenças reumáticas, como os pacientes com artrite, lúpus, gota foram os mais afetados pela falta de medicamentos durante a pandemia. Medicamentos os quais o uso entrou em discussão no tratamento da covid-19 como a hidroxicloroquina, colchicina, tocilizumabe. O que prejudicou o tratamento crônico e regular destes pacientes e o controle da doença de base.” Ressalta Dra. Bruna Giusto Bunjes, especialista na Cobra Reumatologia.

Em abril, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) recomendou a prioridade dessas medicações às Pessoas com Doenças Crônicas durante a epidemia da SARS-COV-2, com o intuito de minimizar o desenvolvimento de comorbidades e óbito.

A importância dessa recomendação é o que acontece com o paciente reumatológico quando não pode dar continuidade ao tratamento. E para que a sociedade entenda um pouco e ajude na disseminação das informações corretas, a Dra. Bruna Giusto Bunjes fala sobre os efeitos da falta de uso do medicamento.

– As dores podem retornar de forma mais grave;
– A doença que estava em remissão pode entrar em atividade;                                     
– Para começar novamente o tratamento, o paciente sairá da estaca zero muitas vezes;
– Efeitos colaterais por uso indiscriminado de outros medicamentos na tentativa de alívio da dor;
– Abuso de anti-inflamatórios, analgésicos e corticoides para controle das dores;
– Necessidade de medicamentos mais fortes, por não haver outra opção no momento, para controle da doença;- Preços maiores e mais abusivos dos medicamentos devido a concorrência ao medicamento;
– Falta de outros medicamentos secundários para suprir a falta dos primeiros recomendados