Início Notícias Política SSP troca comando da Polícia Civil em Paulínia

SSP troca comando da Polícia Civil em Paulínia

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) trocou o comando da Polícia Civil em Paulínia. Os nomes dos novos delegados foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) no último sábado (8).

A mudança acontece após a unidade paulinense colecionar diversas polêmicas. A duas maiores delas foi a operação na casa do filho do ex-presidente Lula, após denúncia anônima por suspeita de tráfico. A outra foi a operação “Curriculum Vitae”, da Polícia Civil e do Ministério Público de Paulínia. A ação, ainda, investiga um esquema para contratação de funcionários ligados a uma cooperativa. Com os trabalhos, 11 pessoas foram denunciadas à Justiça e três tiveram a prisão preventiva decretada.

Os delegados Rodrigo Luís Galazzo (titular) e Carlos Renato de Melo Ribeiro (adjunto) foram transferidos, respectivamente, para o 8º e 4º distritos policiais de Campinas.

No lugar deles em Paulínia assumem Felipe Rodrigues de Carvalho e Luiz Paulo de Oliveira Silva, que atuavam também em Campinas.

Felipe Carvalho já trabalhou em Paulínia e tem passagem por delegacias de São Paulo e Campinas, e também por unidades especializadas da Polícia Civil em Campinas. Já Silva acumula 10 anos no cargo de delegado.

Galazzo, antes de chegar à Paulínia, trabalhou no 1º Distrito Policial de Piracicaba e na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas. Galazzo começou na polícia como delegado em 2004.

Já Carlos Renato de Melo Ribeiro, que chefiou a operação na casa do filho de Lula, em outubro de 2017, está há 15 anos na polícia. Nada foi comprovado e o caso foi parar na Justiça.

Em nota, a Polícia Civil informou que movimentações de pessoal entre as unidades da instituição são rotineiras e devidamente publicadas no Diário Oficial do Estado.

A Delegacia de Polícia Civil de Paulínia está localizada no coração da cidade, na avenida José Paulino, nº 1.406. O prédio conta com elevador, banheiros e rampas de acesso para pessoas com deficiência e idosos no complexo. O local conta ainda com o Núcleo de Atendimento à Mulher da Delegacia de Polícia Civil.

Em 2015, a Prefeitura reordenou parte do estacionamento da Praça da Amizade (Corpo de Bombeiros) para funcionários e usuários da delegacia, para solucionar problemas de mobilidade urbana da região.