Início Destaques Surto de gripe faz Paulínia ampliar profissionais de saúde e correr atrás...

Surto de gripe faz Paulínia ampliar profissionais de saúde e correr atrás de remédios

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), definiu nesta segunda-feira (27) o Plano Emergencial para Atenção de Surto Gripal na cidade. Só na última semana, houve um aumento significativo de pessoas com síndrome gripal nas unidades de saúde do município.

Equipe de Gestão da Secretaria de Saúde, Hospital Municipal e Coordenação da Atenção Básica ampliou a quantidade de profissionais em Saúde para garantir agilidade no atendimento à população e todo serviço de atendimento no Hospital Municipal e unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Rede de Serviços está sendo monitorado.

A Coordenação da Atenção Básica orienta que as pessoas evitem aglomerações, mantenham o distanciamento social e continuem usando máscara e fazendo a higienização das mãos. Essas medidas são importantes para prevenção tanto da Covid-19 quanto do vírus influenza, causador da gripe.

Se alguém apresentar sintomas, encaminhe essa pessoa até uma Unidade Básica de Saúde, para que ela possa ser atendida e, se necessário, testada e atendida em caso de confirmação, evitando que os vírus circulem e contaminem mais gente.

O vírus influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis. A doença pode evoluir para formas mais graves, como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e até óbito.

Transmissão
A gripe, assim como a Covid-19, é uma infecção respiratória transmitida de pessoa para pessoa pela fala, tosse ou espirro de indivíduos infectados. A infecção também pode acontecer quando há contato, por meio das mãos, com objetos contaminados, tocando, em seguida, nariz ou olhos.

Sintomas
Os sintomas são semelhantes entre Covid-19 e gripe como:
Febre
Dor de garganta
Dor de cabeça
Coriza
Tosse
Dificuldade para respirar
Dores no corpo
Cansaço
Diarreia
Lábios ou dedos arroxeados