Início Destaques Surto Gripal em Paulínia faz UBS Centro I receber Posto Avançado de...

Surto Gripal em Paulínia faz UBS Centro I receber Posto Avançado de Atendimento

Mesmo antes do Natal, Paulínia já apresentava um surto gripal. Com a piora dos últimos dias, a Administração Municipal resolveu abriu nesta terça-feira, 04, um Posto Avançado de Atendimento. O Posto atenderá pacientes encaminhados pelo Hospital Municipal de Paulínia (HMP), com sintomas leves.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a medida visa reduzir a demanda do Hospital Municipal da cidade, que registrou nesta segunda-feira (3), o atendimento a 1.150 pacientes em urgência e emergência.

O novo Posto está instalado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro I e conta com uma equipe para atendimento pediátrico e de adultos, sendo disponibilizado um médico para adulto, um médico para pediatria, duas enfermeiras e duas técnicas de enfermagem.

De acordo com o secretário de Saúde, doutor Fábio Alves, a expectativa é de que o novo Posto atenda, em média, 200 pacientes por dia. “Neste momento de surto Gripal, tomamos essa medida como aporte para desafogar o Pronto-socorro Infantil e Adulto e a Unidade Respiratória do Hospital Municipal”, comentou o secretário.

O funcionamento do Posto de Atendimento na UBS Centro I, localizado na Rua Presidente Costa e Silva, n° 444, Nova Paulínia, será das 7h às 19h, de 2ª feira a sábado. 

Plano Emergencial
Um Plano Emergencial para Atenção ao Surto Gripal foi estabelecido na última semana pela Secretaria de Saúde e houve a ampliação do quadro de profissionais em Saúde no HMP para garantir agilidade no atendimento à população.

Neste momento, a Secretaria de Saúde recomenda que a população procure as UBSs mais próximas para o atendimento de crianças e adultos com sintomas gripais. “Importante ressaltar que as outras nove UBSs do município estão preparadas para fazer a intervenção de acolhimento de crianças e adultos com sintoma gripal”, reforçou o secretário.