Início Notícias Cidades Tímida, decoração Natalina chega às ruas de Paulínia

Tímida, decoração Natalina chega às ruas de Paulínia

A decoração de Natal de Paulínia tem atraído até agora, malemá moradores da cidade, visitantes de outros municípios da região, que muitas vezes aproveitam o cenário para belas fotografias, até agora não apareceram.

A administração municipal investiu quase R$ 400 mil, para decoração de Natal, que inclui montagem, manutenção e desmontagem. Esse valor não inclui hora extra de funcionários municipais e contratados. A empresa vencedora foi AKF Construções e Montagens Ltda. – ME, por meio do pregão eletrônico 352/2017, realizado dia 4 de dezembro. Com o curto prazo para executar o serviço, percebe-se que a decoração que vai até o dia 7 de janeiro foi feito a toque de caixa.

O site Notícias de Paulínia percorreu, à noite, diversos pontos e conversou com comerciantes do centro da cidade que foram unânimes: esperavam o renascimento no Natal em Paulínia, já que a cidade não apresentou nada no ano passado, mas quem sabe ficará para 2018.

“Estou um pouco decepcionado, já que a decoração tem apresentado falhas, onde o cenário poderia ser totalmente outro. A intenção da administração foi boa, mas a falta de reparo tem prejudicado. Tenho ficado aberto até mais tarde e a população quase não percebe os enfeites”, destacou um dos empresários.

Enfeites nas copas das árvores apresentam falhas

Os enfeito são bem simbólicos, várias árvores da Avenida José Paulino (desde o cemitério até a rotatória do ponto de táxi), a ponte do Rio Atibaia, portais (Medieval, Colonial, Futurista e Greco-Romano), algumas rotatórias (Balão do Paulinense, Vila Lobos e São José), Parque Zeca Malavazzi e igrejas (São Bento e Sagrado coração de Jesus) foram contemplados.

Percorrendo a Avenida José Paulino, as copas das árvores receberam mil lâmpadas de tubo cilíndrico em acrílico com 30 LEDs e snow fall em acrílico transparente com 48 LEDs, mas em muitas não estão funcionando. Algumas estouram quando ligadas, isso porque o edital pede resistência quando exposto às intempéries. Uma lâmpada queimada prejudica toda a decoração. Muitas copas, apesar de enfeitadas estão no escuro. Uma pena.

Das mais de 52 rotatórias existentes em Paulínia, somente três foram contemplados com a decoração. Os balões têm uma árvore média de LED, acompanhada de duas bolas menores, sempre coloridas; em alguns, são três árvores, sendo que duas são menores.

O Parque Zeca Malavazzi recebeu boa parte do investimento do prefeito Dixon Carvalho (PP), mas e visível que a falta de planejamento deixou a decoração a desejar, já que o parque é enorme. Máquina simuladora de neve, árvores em cascata de LEDs, árvore de arabescos, projetores verdes para iluminar copar de árvores, trenó com Papai Noel e renas, diversos elementos decorativos para postes, Papai Noel em pé com pacote de presentes, Papai Noel na Lua, chafariz e luz, pinheiro verde com neve, decorado com bolas vermelhas e estrelas douradas, boneco de neve, entre outros.

Na ponte do Rio Atibaia foi instalada portais, com 70 cascatas de micro-lâmpadas cristal, que dão um toque a mais à decoração, além de duas grandes bolas de Natal em fibra de vidro. Os quatro principais portais (Medieval, Colonial, Futurista e Greco-Romano) receberam contorno (silhueta) em mangueira transparente de LEDs.

Igreja Sagrado Coração de Jesus

Confira os locais:

– Parque Zeca Malavazzi, aberto todos os dias até as 23h
– Avenida José Paulino – Do cemitério até a rotatória do ponto de táxi
– Igreja do São Bento
– Igreja Matriz
– Rotatória Paulinense
– Rotatória Vila Lobos
– Rotatória São José
– Ponte do Rio Atibaia
– Portais: Medieval, Colonial Futurista e Greco-Romano

 

Comércio do Centro já abre até mais tarde

Com a cidade semi decorada, os comerciantes da região central de Paulínia esperam alavancar as vendas na semana que antecede o Natal paulinense.

Muitas já estão ficando aberta até mais tarde, para garantir parte da segunda parcela do 13º salário e também pegar aqueles que deixaram pra última hora a compra de presente ou lembrancinha de final de ano.

Nos dias 19, 20, 21, 22 e 23 de dezembro, o comércio funciona até às 22 horas. Os consumidores contarão ainda com portas abertas domingo, dia 24, véspera do Natal, quando as lojas funcionarão das 8 às 19 horas. No dia de Natal, 25, o comércio estará fechado.

Lembrando que a adesão ao calendário especial é facultativa, conforme recomendação da Associação comercial e Industrial de Paulínia – ACIP.

Shopping de Paulínia funciona até as 23h

O Shopping de Paulínia mudou o horário de funcionamento na semana que antecede o Natal. As lojas abrem às 10h e fecha às 23h até sábado, dia 23. Já o dia 24, véspera, elas ficam abertas das 10 às 18h.

Na entrada principal e hall, várias entidades e vendedores autônomos montaram stands e estão vendendo produtos artesanais, onde uma porcentagem é revertida para a APAE de Paulínia. Produtos diferenciados com qualidade e bom preço.

Decoração tradicional, praça de alimentação diversificada, conforto, ambiente agradável e familiar, estacionamento gratuito e acesso à rodoviária são algumas das comodidades do Paulínia Shopping.

COMPARTILHAR