Início Notícias Cidades Tochas elevadas na Replan assustam moradores de Paulínia e região

Tochas elevadas na Replan assustam moradores de Paulínia e região

Na noite deste sábado, dia 26, quem passava pela rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), em Paulínia, se deparou com uma fumaça preta decorrente na Replan – Refinaria de Paulínia, a 119 quilômetros de São Paulo.

A fumaça vista pelos motoristas corresponde a queima nos flares elevados (tochas) que fazem parte do sistema de segurança da Refinaria. a maioria das vezes, isso ocorre com reinício de uma unidade de produção, após parada programada para manutenção.

Quando há excesso de gás, este excedente é queimado no sistema de tocha. Apesar da chama oscilante de grande intensidade de calor, não causa nenhum tipo de risco para a população do entorno.

A fumaça era vista a quilômetros por moradores de cidades como Campinas, Cosmópolis, Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Sumaré, Holambra, Jaguariúna, Mogi Mirim, entre outras.

O que diz a Petrobras
Em nota, a Petrobras informa que um equipamento da Replan passou por manutenção entre a tarde e noite de ontem e, por consequência, houve elevação de queima de gases nas tochas de forma segura. A refinaria opera normalmente.

 Quem é a Replan no Sistema Petrobras
A Refinaria de Paulínia (Replan) é a maior refinaria do sistema Petrobras em capacidade de processamento de petróleo: 69 mil m³/dia, o equivalente a 434 mil barris. Sua produção corresponde a aproximadamente 20% de todo o refino de petróleo no Brasil, processando quase a sua totalidade de petróleo nacional, grande parte oriunda da Bacia de Santos (pré-sal).

 Terminais aos quais se liga
A Refinaria de Paulínia interligada aos Terminais de São Sebastião, de Guararema e de Barueri Também aos Terminais das Distribuidoras do Pool Paulínia, Terminal da Petrobras Distribuidora e Base da Liquigás para GLP.

Principais produtos
Diesel, Gasolina, Querosene de Aviação (QAV), Gás liquefeito de petróleo (GLP), Óleos Combustíveis, Asfaltos, Nafta Petroquímica, Raro, Coque, Propeno, Enxofre, Fluidos Hidrogenados.

 Mercados que atende
Interior de São Paulo; Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre; Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro; Goiás, Brasília e Tocantins.