Início Destaques Todas as Unidades de Saúde oferecem vacina contra a meningite

Todas as Unidades de Saúde oferecem vacina contra a meningite

Adolescentes de 13 e 14 anos e 11 meses, que ainda não foram vacinados contra a meningite meningocócica ACWY, terão a última oportunidade de vacinação até o dia 24 de agosto. Já os adolescentes de 11 e 12 anos e 11 meses, podem receber a vacina contra Meningite ACWY na rotina, conforme calendário nacional.

Por determinação do Ministério da Saúde, a imunização contra a meningite meningocócica, o tipo mais agressivo da doença, passa a fazer parte do calendário básico de vacinação da rede pública.

A ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem como objetivo atualizar a caderneta de crianças e adolescentes, de 11 a 14 anos de idade, aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis.

A criança ou adolescente deve estar acompanhado por um familiar ou responsável. Na unidade, é obrigatório apresentar documento de identificação de ambos e a caderneta de vacinação. Caso não seja possível levar a caderneta, basta apresentar os documentos para atualizar a situação vacinal.

Mesmo que a caderneta de vacinação esteja completa, a SMS recomenda que as UBSs sejam procuradas. Com o passar dos anos, algumas vacinas são atualizadas e uma nova aplicação é indicada. Um exemplo é a vacina meningocócica ACWY, que está disponível para adolescentes de 11 e 12 anos.

Pais ou responsáveis por crianças e adolescentes podem procurar uma das 10 UBSs, das 7h às 18h, para que eles recebam ou atualizem os imunizantes.

A vacina da meningite meningocócica apresenta elevada eficácia, proteção prolongada e boa resposta em crianças e adolescentes. A dose pode ser administrada simultaneamente a outras vacinas do calendário básico de vacinação, pois não interfere na resposta de vacinas inativadas ou atenuadas, quando administradas simultaneamente, em locais diferentes ou com qualquer intervalo entre elas.

A Secretaria de Saúde alerta ainda para a importância da adoção de hábitos simples como forma de se evitar a meningite e outras doenças. Evitar locais com grande aglomeração de pessoas, e manter os ambientes com muitas pessoas arejados. As pessoas devem também manter hábitos de higiene pessoal como lavar as mãos com água e sabão sempre que for ao banheiro, antes de se alimentar ou depois de estar em ambientes públicos.

Locais e horários:
De 2ª a 6ª: das 9h às 18h – UBSs Centro I, Monte Alegre, Planalto e São José
De 2ª a 6ª: das 9h às 16h30 – UBSs Amélia, Betel, Centro II, Cooperlotes, João Aranha e Parque da Represa
Sábado: das 7h às 11h30 – UBSs Centro I, Monte Alegre, Planalto e São José

Serviço
Vacinação contra meningite em adolescentes de 11 a 14 anos
24 de agosto, das 7h às 18h
Adolescentes de 11 a 14 anos

10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

Os endereços das unidades podem ser consultados neste link aqui.