Início Destaques Última etapa da 12ª Copa Interior de Triathlon vai agitar Paulínia no...

Última etapa da 12ª Copa Interior de Triathlon vai agitar Paulínia no domingo, 24

Líderes em suas categorias, Lara do Nascimento, 13 anos, e Marcos Vinicius Morais, 32, buscam consolidar título na cidade paulinense

Os principais atletas e equipes de triathlon, corredores, nadadores e ciclistas terão um grande desafio no dia 24 de novembro, durante a largada da sexta e última etapa da 12ª Copa Interior de Triathlon, em frente ao Teatro Municipal Paulo Gracindo, no Parque Brasil 500, em Paulínia, a 119 quilômetros de São Paulo. O evento, organizado pela Chelso Sports, conta com apoio da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Esportes, Segurança e Transportes.

Nesta edição, os mais de 400 atletas inscritos terão à disposição novamente um percurso extremamente técnico e duro para disputar as distâncias nas modalidades de aquathlon, duathlon e triathlon, divididas nas categorias de distância olímpica, sprint e fitness. Líderes em suas categorias, Lara do Nascimento, 13, e Marcos Vinicius Morais, 32, se preparam para o último desafio da temporada com o objetivo de encerrar a competição em primeiro lugar.

Representante da equipe RM Assessoria, de Americana, Lara espera terminar a Copa Interior com mais uma vitória na etapa de Paulínia. A atleta compete na modalidade triathlon sprint (13 a 19 anos), que inclui provas de natação (750 m), ciclismo (20 km) e corrida com a distância de 5 km. “Estou treinando todos os dias, cerca de duas horas por dia. A minha expectativa é fechar o ano invicta na minha categoria”, disse a atleta.

Marcos Morais concilia os treinos com a rotina profissional e a família (Foto: Arquivo Pessoal)

 Morais, que é atleta da equipe Vitalita, de São Paulo, está na liderança na modalidade triathlon olímpico (30 a 34 anos), que é composta por provas de natação (1.500 m), ciclismo (40 km) e corrida com o percurso de 10 km. Com três pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o competidor está focado na fase de preparação.

“Essa é uma das provas para qual eu mais tenho treinado e espero fazer um bom tempo. Na etapa de Itatiba, eu tive uma queda e não consegui ter um desempenho tão legal, mas nas outras (etapas) em que estive mais focado, eu cheguei em primeiro ou segundo lugar. O segundo colocado está bem perto de mim na classificação, então vou tentar me consolidar na primeira colocação”, afirmou Morais.

TREINAMENTOS

Lara do Nascimento compete na modalidade triathlon sprint (13 a 19 anos) (Foto: Arquivo Pessoal)

Lara não deixa de treinar nem mesmo sob forte calor. O esforço da jovem atleta tem sido recompensado: atualmente, ela ocupa o segundo lugar na categoria youth do ranking brasileiro de triathlon, organizado pela CBTri (Confederação Brasileira de Triathlon). “Nos dias mais quentes, procuro treinar em horários com temperaturas menores, como às 6h ou às 16h, além de ter uma boa hidratação e a alimentação mais balanceada”, contou Lara.

Já Morais divide o tempo entre o trabalho, os cuidados com os filhos e os treinamentos. “Tive algumas dificuldades, mas agora os treinos estão encaixados. Eu tenho dois filhos pequenos (2 e 3 anos) e fico com eles porque a minha esposa chega mais tarde em casa. Encaixei a natação na hora do almoço, às vezes corro de madrugada, pedalo à tarde antes de buscá-los, e assim vou encaixando os treinamentos na rotina de trabalho e de pai de família”, contou o atleta.