Início Destaques Vacinação contra a gripe para pessoas acima de 80 anos segue em...

Vacinação contra a gripe para pessoas acima de 80 anos segue em Paulínia nesta semana

Sem necessidade de agendamento, imunização contra influenza ocorre nas UBSs para pessoas acima de 80 anos

De segunda-feira (28/3) a sábado (2/4) e a sem necessidade de agendamento, toda as Unidades Básicas de Saúde – UBSs estarão abertas para aplicação da vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, em idosos maiores de 80 anos de idade.

O objetivo da vacinação contra a gripe é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde, além de minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.

De segunda (28/3) a sexta-feira (1/4), as UBSs Centro I, Planalto e São José funcionam das 8h30 às 18h. Já as UBSs Amélia, Betel, Centro II, Cooperlotes, João Aranha, Parque da Represa e Monte Alegre atendem das 8h30 às 16h30. Enquanto no sábado, dia 2/4, às UBSs Centro, Monte Alegre, Planalto e São José vacinam das 8h às 11h30.

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Prevista para começar no dia 4 de abril, a vacinação contra o vírus influenza foi antecipada pela cidade de Paulínia e segue até 3 de junho em todo o município. Para a imunização, a SMS recomenda a apresentação do documento de identificação com foto e carteirinha de vacinação.