Início Destaques Vacinação contra gripe para gestantes e puérperas nas UBSs a partir desta...

Vacinação contra gripe para gestantes e puérperas nas UBSs a partir desta segunda, 18

As gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) de Paulínia poderão se vacinar contra a gripe nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a partir desta segunda-feira, 18. Nove das dez unidades de saúde estarão vacinando de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. 

A UBS João Aranha é a única que não realiza vacinação, mas as mulheres poderão escolher entre as unidades do Jardim Amélia ou São José para serem vacinadas.

A vacinação ocorrerá conforme a rotina da gestante ou puérpera, podendo ser feita em dois momentos diferentes: para gestantes conforme rotina de pré-natal em qualquer momento da gravidez ou puérperas terão até 45 dias para se vacinarem, podendo receber a dose na consulta pós-parto ou quando o recém-nascido for tomar a vacina da BCG.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) é realizada pela Prefeitura de Paulínia via Secretaria Municipal de Saúde, com apoio das pastas de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil e Transportes.

Doadores de sangue
Muitas pessoas não sabem, mas toda vez que alguém toma uma vacina, fica impedido de doar sangue. O período de restrição varia, conforme o tipo de vacina. No caso da vacina contra influenza, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica que os candidatos elegíveis à doação que tiverem sido vacinados devem ser considerados como inaptos temporariamente pelo período de 48 horas.

Como prevenir a influenza
A transmissão ocorre principalmente pelo contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou pelas mãos e objetos contaminados por secreções. A influenza sazonal inicia-se, em geral, com febre alta seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

Os sintomas respiratórios como a tosse tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.

Para evitar a contaminação, recomenda-se adotar medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em cobrir a boca ao tossir ou espirrar. Isso impede a transmissão do vírus.

Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

A vacina influenza é a medida de prevenção mais importante para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral. Vale ressaltar que as pessoas do público-alvo que apresentarem qualquer sintoma respiratório não devem buscar a imunização neste momento, devendo ficar em casa, em isolamento, até os sintomas desaparecerem.

Informações e dúvidas podem ser tiradas pelos telefones: 156 das 12h às 17h ou o 3874-5652 das 8h às 17h