Início Notícias Cidades Vacinação contra poliomielite e sarampo é neste sábado, dia 4 de agosto

Vacinação contra poliomielite e sarampo é neste sábado, dia 4 de agosto

Campanha começa em seis de agosto e vai até o final do mês. Objetivo é aumentar coberturas vacinais do país e evitar reintrodução dessas doenças, já eliminadas no Brasil

Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar contra a poliomielite e sarampo, independente da situação vacinal. A nova Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo começa na próxima segunda-feira, 6 de agosto, e vai até o dia 31/08.

O primeiro Dia D de mobilização nacional será neste sábado, 4 de agosto, das 8 às 17h, quando as oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas na cidade (exceto UBS João Aranha). O segundo Dia D de mobilização acontecerá dia 18.

A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. Para receber a dose, basta apresentar a carteirinha de vacinação ou documento de identificação.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha, que é nacional, tem o objetivo de imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada cobertura vacinal e redução dos riscos de reintrodução destas enfermidades no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus da poliomielite, uma doença infectocontagiosa grave que pode provocar danos irreversíveis, foi erradicado no Brasil na década de 1990. Quanto ao sarampo, em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, mas atualmente, o país enfrenta dois surtos da doença nos estados de Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

Serviço:
Dia D – Vacinação contra sarampo e pólio
Dia: 4 de agosto
Horário: das 8h às 17h

Relação das UBS:
UBS Amélia – Rua 1, nº 550 – Jd. Amélia
UBS São José – Av. Pedro Antônio Bordignon
UBS Betel – Rua Alexandre Cazelatto, 310 – Betel
UBS Parque da Represa – Rua Nelson Perini, n° 398
UBS Planalto – Av. João Aranha, 1.598 – Jd. Planalto
UBS Centro – Rua Presidente Costa e Silva, 444 – Nova Paulínia
UBS Cooperlotes – Av. Antônio Baptista Piva, 3.123 – Pq. Bom Retiro
UBS Monte Alegre – Av. Antônio Baptista Piva, 1.220 – Monte Alegre II