Início Destaques Vereador Zé Coco renuncia ao cargo de vice-presidente da Câmara de Paulínia

Vereador Zé Coco renuncia ao cargo de vice-presidente da Câmara de Paulínia

Vereador Zé Coco comandou a Câmara Municipal de Paulínia de janeiro a outubro de 2019

O vereador José Carlos Coco da Silva, o Zé Coco (PV) renunciou ao cargo de vice-presidente da Câmara de Paulínia. Ele comunicou a decisão em ofício encaminhado a Mesa Diretora, enviado nesta terça-feira (10), durante sessão ordinária. O parlamentar justificou a decisão por motivos particulares. Ele é pré-candidato e diz que vai focar na reeleição. Zé Coco tem 46 anos, sendo 27 anos de vida pública, sendo 7 como vereador e 20 anos como assessor parlamentar. 

Zé Coco ocupou a presidência do Legislativo de janeiro a outubro de 2019, enquanto Antonio Miguel Ferrari, o Loira (DC) assumiu interinamente no mesmo período, a Prefeitura de Paulínia. Durante sua gestão implantou o Plano de Cargos e Carreiras para os funcionários da Casa de Leis e contribuiu para devolução de boa parte dos R$ 4 milhões do duodécimo (repasse da Prefeitura para o Legislativo) aos cofres do Executivo.

Os vereadores decidiram que na próxima sessão (24/3) haverá eleição para a escolha do novo ocupante do cargo entre os pares. A Câmara de Paulínia é administrada pela sua Mesa Diretora, um órgão colegiado composto por quatro vereadores: presidente (Loira), vice-presidente (Zé Coco), 1º secretário Tiguila Paes (Cidadania) e 2º secretário Marcelo D2 (Pros), além do diretor Legislativo.

Caso o 1° secretário Tiguila Paes ou o 2° secretário Marcelo D2 disputem ao cargo de vice-presidente, eles tem que renunciar ao cargo que ocupa. A Mesa é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara.

A eleição da Mesa Diretora para o mandato dos dois últimos anos da legislatura foi realizada no dia 14 de dezembro de 2018 da segunda sessão legislativa, e sua posse acontece no dia 1º de janeiro do ano seguinte.

O mandato da Mesa tem duração de dois anos, ou seja, de duas sessões legislativas. A cada biênio, a Mesa é eleita pelo conjunto dos 15 parlamentares, e sua composição deve refletir sempre que possível a proporcionalidade dos partidos políticos representados na Câmara.

Os vereadores de Paulínia aprovaram por unanimidade os oito Projetos de Leis (PL’s) que estavam em votação, sendo seis em segunda discussão (mérito) e dois em primeira (legalidade). Entre os aprovados está o 08/2020, que cria o Conselho Municipal de Bem-Estar Animal.

Os vereadores também apresentaram 51 Indicações de vereadores (sugestões à Prefeitura) e votaram 33 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações).