Início Notícias Cidades Vereadores de Paulínia aprovam abertura de nova CP para investigar Dixon Carvalho

Vereadores de Paulínia aprovam abertura de nova CP para investigar Dixon Carvalho

Os vereadores de Paulínia aprovaram nesta terça-feira (22), durante a 9ª Sessão Ordinária, a abertura de nova Comissão Processante (CP) contra o prefeito Dixon Carvalho, do PP, que pode culminar na cassação do seu mandato. Foram 14 votos favoráveis pela formação da CP. O presidente não votou por uma regra do Regimento Interno da Câmara. A única hipótese é em caso de empate, quando o presidente decide a questão.

Os vereadores aceitaram a Denúncia 4/2018 pelo sargento aposentado da Polícia Militar, Luiz Roberto de Lima, que aponta supostos atos de improbidade administrativa por parte do Chefe do Executivo, entre eles o descumprimento de lei orçamentária, ou seja, crime de responsabilidade.

Em 2017, o Portal Transparência do Município mostrou que o prefeito Dixon Carvalho assinou 22 Decretos de transposição de recursos orçamentários, no valor total de R$ 328.804.399,54. O valor ultrapassou R$ 8.207.984,39, ou seja, 30,25% do valor permitido por lei, que é aprovado pela Câmara de Vereadores.

Os vereadores Kiko Meschiati, do PRB, Tiguila Paes, do PPS, e Xandinho Ferrari, do PSD, foram eleitos, respectivamente, presidente, relator e secretário da comissão, que tem prazo de 90 dias para apresentar relatório. Dixon segue no cargo durante os trabalhos da CP.

O presidente afirma que vai cumprir a Lei Orgânica do Município, Constituição Federal e Regimento Interno alega que não estará descumprindo lei alguma. O republicano alega que são necessários 2/3, ou seja, aval de 11 dos 15 vereadores, conforme estabelece o Decreto Lei 201/67.


O que diz Dixon Carvalho

Em nota, o chefe do Executivo, sobre a Comissão Processante, declarou ter recebido a notícia com tranquilidade e vai se informar sobre a denúncia para tomar devidas providências e “provar a lisura de sua administração desde que assumiu a prefeitura”.

Dixon também afirmou que confia nas ações do secretariado e a certeza que os parlamentares vão comprovar a legalidade de seus atos ao longo da CP.

Irregularidades dos ex-prefeitos
Também em 2017, O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) apontou a mesma irregularidade e a Câmara Municipal reprovou as contas de 2012, 2013 e 2014, dos ex-prefeitos José Pavan Junior (PSDB) e Edson Moura Junior (PMDB), por desrespeito aos limites de remanejamento de verbas estipulados nas Leis Orçamentárias dos respectivos anos.