Início Destaques Vereadores de Paulínia aprovam texto que altera Regimento Interno da Câmara Municipal

Vereadores de Paulínia aprovam texto que altera Regimento Interno da Câmara Municipal

Câmara Municipal de Paulínia “Prédio Ulysses Guimarães” | Foto: Notícias de Paulínia

    O Plenário da Câmara de Paulínia aprovou terça-feira (17/agosto), o Projeto de Resolução nº 14 de 2021, de autoria do vereador e presidente Fábio Valadão (PL), que que altera seis artigos do Regimento Interno, documento com regras e determinações a respeito do funcionamento da Casa. O projeto já foi aprovado em duas sessões.

A partir de 31 de agosto, o início será adiantado em 1 hora, sempre às 17h30, e a discussão dos projetos passará a ser o primeiro assunto da pauta. A palavra livre dos vereadores vai para o encerramento, depois da Tribuna Livre. Os oradores das sessões também tiveram o tempo de fala reduzido. Cada um terá 15 minutos ininterruptos.

Todas as propostas (exceto mudanças na Lei Orgânica do município – com intervalo mínimo de trinta dias) terão discussão única: não será mais preciso debatê-las em duas oportunidades (legalidade e mérito, como ocorre hoje). Requerimentos e moções serão sempre discutidos em bloco.

Segundo o presidente da Casa, Fábio Valadão (PL), autor do projeto, as mudanças atendem pedido da população para os encontros legislativos serem mais dinâmicos, objetivos e atrativos a quem assiste.

Décima quarta Sessão Ordinária e oitava Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Paulínia | Foto: Câmara de Paulínia

Foi aprovada ainda norma que disciplina a Lei de Acesso à Informação na Câmara de Paulínia. A Casa fica obrigada a fornecer dados públicos de forma transparente, com ampla divulgação, em linguagem de fácil compreensão. Um servidor será responsável por monitorar a implantação, e uma comissão de três funcionários responderá demandas do público.

COMPARTILHAR