Início Notícias Cidades Vereadores de Paulínia deixam votação do orçamento 2018 para depois do Natal

Vereadores de Paulínia deixam votação do orçamento 2018 para depois do Natal

Os vereadores de Paulínia deixaram para depois do Natal a votação do Orçamento da prefeitura para 2018. O projeto, que estima a receita de R$ 1,5 bilhão e as despesas para o próximo ano, será votado em duas sessões extraordinárias ainda sem data.

O Orçamento foi protocolado na Câmara na data-limite fixada pela lei, em 29 de setembro. Só após a aprovação do projeto é que os vereadores entram em recesso. E, sem a aprovação neste ano, o prefeito Dixon Carvalho (PP) começará 2018 de mãos amarradas.

A última sessão ordinária de 2017, realizada nesta terça (19), durou quase duas horas. Como não tinha nenhum projeto polêmico, a presença do público foi baixa. Três quartos dos presentes eram assessores legislativos. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estavam com efetivo de mais de 20 homens no local.

Durante a sessão, os vereadores Fábio Valadão (PRTB), Danilo Barros (PR), Tiguila Paes (PPS), Marquinho Fiorella (PSB) e Kiko Mechiati (PRB) aproveitaram para fazer um balanço de 2017. Fabia Ramalho (PMN), Marcelo D2 (PROS) e Manoel Filhos da Fruta (PCdoB) não usaram o microfone. Zé Coco (PV) não compareceu a sessão.

MISS PAULÍNIA

O assunto mais lembrado foi o título da miss Paulínia, Vitória Pigatto, que agora é miss São Paulo; a ponte da Rhodia e a prorrogação em mais 180 dias do contrato de concessão do transporte público. Nenhum vereador comentou se Paulínia está em dia com a Certidão Negativa de Débitos (CND). Sem ela, o Município não recebe qualquer verba do Governo Federal.

O projeto de lei 89/2017, da administração municipal, que solicita em caráter de urgência a dilação em mais 180 dias do contrato de concessão de transporte público, que venceu dia 14 de dezembro, causou grande debate entre os vereadores. A principal dúvida era se o projeto deveria ou não entrar na pauta para ser votado. A Procuradoria Jurídica da Câmara opinou pela inviabilidade da tramitação da presente propositura.

A 22ª sessão do ano foi uma das mais tranquilas, até parte do efetivo da Guarda Civil foi dispensada. Neste período, o centro da cidade precisa de reforço na segurança em razão do comércio aberto até mais tarde para as compras de Natal.

Ontem os vereadores discursaram à vontade sem ninguém para atrapalhar ou interromper. A tribuna da casa foi usada duas vezes, pelo vereador Tiguila Paes e pelo cidadão Ronaldo Santos de Souza.

Ronaldo Santos, filiado ao PTB, usou a Tribuna e cobrou dos vereadores uma maior fiscalização no transporte público e transporte escolar da cidade. Ele lembrou a todos que já existe ação no Ministério Público.