Início Destaques 10 de Setembro: Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

10 de Setembro: Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

https://saude.gov.br/saude-de-a-z/suicidio

O mês de setembro é conhecido pela cor amarela, por conta da prevenção ao suicídio. A data busca alertar governantes, população e profissionais de saúde sobre os riscos e a realidade do suicídio no Brasil e no mundo.

Os transtornos mentais são considerados a segunda principal causa de dias improdutivos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os quadros mais prevalecentes estão a ansiedade e a depressão e problemas relacionados ao uso de substâncias.

A pandemia de Covid-19 trouxe um aumento na incidência de casos de transtornos mentais, não só por conta da necessidade do isolamento social, mas também pelo medo da contaminação pelo vírus e perdas: da rotina, financeiras, de contato social, e de parentes e entes queridos.

O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Mas o suicídio pode ser prevenido! Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Por isso, fique atento(a) se a pessoa demonstra comportamento suicida e procure ajudá-la.