Início Notícias Ambiente 11/09 – Dia Nacional do Cerrado: Paulínia tem parque com 100 mil...

11/09 – Dia Nacional do Cerrado: Paulínia tem parque com 100 mil metros quadrados

Para celebrar o Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, Paulínia reafirma seu compromisso em proteger e preservar este bioma tão importante

O Parque Natural Municipal do Cerrado de Paulínia, criado por meio da Lei nº 2.815, de 4 de julho de 2006, esta localizado no bairro Cascata, região Noroeste do Município, possui uma área com 100 mil hectares e é extremamente rica em espécies de animais e de plantas, sem falar no alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais.

Os usos e atividades permitidas na área do Parque são: estudos científicos, mantendo-se intactos todos os elementos naturais; atividades de lazer e recreação; e atividades destinadas à educação ambiental.

Nele é proibido introduzir animais domésticos na área do Parque. É terminantemente proibido o corte e abate de árvores, bem como a coleta de exemplares da flora do Parque, salvo para fins educacionais e/ou científicos.

É expressamente proibida a prática de qualquer ato de caça, perseguição, apanha, coleta, aprisionamento e abate de exemplares da fauna do Parque.

Cerrado no Brasil – Geograficamente, são mais de dois milhões de quilômetros quadrados, abrigando mais de 800 espécies de aves, 160 de mamíferos, 150 de anfíbios, 100 de répteis. Estão presentes também cerca de 13 mil espécies de plantas. O bioma é considerado a savana mais rica do mundo em biodiversidade.

Além de toda essa biodiversidade, o Cerrado é também o berço das águas do Brasil. Cerca de 20% das nascentes brasileiras encontram-se nesse bioma. O Cerrado contribui com a produção hídrica de 12 regiões hidrográficas. Suas águas são responsáveis pela maior parte da geração de energia elétrica consumida no país.

Contudo, ele é considerado também uma das áreas mais desprotegidas e devastadas do Brasil. Estima-se que 50% da área do Cerrado tenham sido destruídas, colocando em risco muito de nossa flora e fauna, além da produção de água em, consequentemente, o abastecimento hídrico brasileiro. Espécies conhecidas como lobo guará, tamanduá-bandeira, jaguatirica correm risco de extinção ao lado de outras menos conhecidas como quenquém e aranha-de-teia-de-solo, endêmicas da região.

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil, atrás apenas da Amazônia. Ocupa cerca de 20% do território brasileiro, espalhando-se pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Roraima, Rondônia, Amapá, Amazonas, Pará, Minas Gerais, Piauí, Bahia, Ceará, Maranhão, São Paulo e Paraná.