sexta-feira, junho 21, 2024
InícioDestaques18 mil pontos de Paulínia serão contemplados com luminárias de LED

18 mil pontos de Paulínia serão contemplados com luminárias de LED

Avenida José Paulino, região central de Paulínia

Prefeitura avança na modernização com LED da rede de iluminação pública de Paulínia, além de ruas, avenidas, prédios públicos e parques

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, está remodelando e ampliando com tecnologia de LED a iluminação pública de ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos com grande circulação de pessoas. O objetivo é garantir segurança e conforto à população. Até o momento a cidade possui mais de 18 mil pontos de luz de LED, o que representa 100% do total de seu parque de luz.

A remodelação consiste na substituição das antigas lâmpadas de sódio por luminárias de LED, tecnologia que garante melhor iluminação e menos consumo de energia. Por sua vez, a ampliação corresponde à implantação de luminárias em locais que não possuíam nenhum tipo de iluminação.

Para o prefeito de Paulínia, Du Cazellato (PL), a proposta é reduzir o consumo energético, aprimorar a qualidade e uniformizar a iluminação nas vias, a fim de torná-las mais seguras tanto para motoristas, quanto para pedestres e ciclistas.

“Importante ressaltar que a melhoria da qualidade da iluminação pública promoverá a cultura do uso eficiente e racional da energia elétrica, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico da população”, explicou o prefeito.

Conforme a Secretaria de Obras, o valor consolidado relativo à redução dos custos com energia elétrica será determinado após os serviços de revitalização e ampliação. Porém, a expectativa é de que a redução de custo com energia elétrica ultrapasse os 50%.

Os serviços de revitalização, ampliação, melhorias e eficiência da iluminação serão realizados em vias, logradouros, praças, parques e espaços públicos e ocorrerá, gradativamente.

“A iluminação é essencial à qualidade de vida das pessoas e está diretamente ligada à segurança pública, sendo um importante aliado na prevenção e combate à criminalidade”, ressaltou o prefeito.

Além disso, o investimento no parque de iluminação proporcionará destaque de prédios, parques e paisagens do município, melhorias na orientação de percursos e hierarquia viária, favorecendo o turismo e, consequentemente, o comércio da cidade de Paulínia.

“Tenho certeza de que essa é mais uma ação que estamos realizando para levar Paulínia ao topo do ranking das cidades mais seguras e eficientes de toda a Região Metropolitana de Campinas”, finalizou Cazellato.