Início Notícias Cultura Conheça os profissionais de Paulínia que estão na 25ª mostra da Campinas...

Conheça os profissionais de Paulínia que estão na 25ª mostra da Campinas Decor

Hall Acolhedor, da designer de interiores Suzi Castro | Fotos: Studio Imagem – Touché Fotografia

Três profissionais de Paulínia estão na 25ª edição da Campinas Decor, principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, que estará aberta até 2 de novembro, com todos os cuidados exigidos pelo momento.

A designer de interiores Suzi Castro, responsável pelo Hall Acolhedor, o arquiteto e urbanista Gustavo Pigatto, que repaginou a Morada Brasileira; e a arquiteta e urbanista Maria Fernanda Costa, transformou o ambiente Só para Brincar, junta com os arquitetos e urbanistas Júlia Pinheiro de Lima e Thiago Antonio Ramos.

A 25ª edição da Campinas Decor tem como cenário o prédio do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), projetado por Ramos de Azevedo no início do século 20, instalada na região central de Campinas, no número 177 da Rua Culto à Ciência, numa área com cerca de 7 mil metros quadrados.

Pelas mãos de um time de 89 arquitetos, designers de interiores e paisagistas, 58 ambientes internos e externos se transformaram em lofts, studios, apartamentos, suítes, salas, home cinema, cozinha e espaço gourmet, entre outros, além de ambientes comerciais, como escritórios, restaurante, bar e café, dos mais variados estilos.

Confira abaixo os ambientes dos profissionais paulineses

Ambiente 07: Hall Acolhedor, da designer de interiores Suzi Castro | Fotos: Studio Imagem – Touché Fotografia
Suzi Castro, designer de interiores | Fotos: Studio Imagem – Touché Fotografia

Hall Acolhedor, designer de interiores Suzi Castro

A designer de interiores Suzi Castro preparou para esta edição um ambiente acolhedor. Ela conta que quando visitou o local da 25ª Campinas Decor ficou apaixonada pelo espaço que decidiu escolher graças a sua iluminação natural proveniente de uma grande janela.

A ideia foi despertar no público essa mesma sensação, por isso ela optou por deixar a janela aberta com apenas um xale em suas laterais, passando um ar acolhedor e recepcionando calorosamente os visitantes num espaço de 25 m² em estilo contemporâneo. A iluminação quase toda indireta conta com uma sanca invertida feita em madeira, uma luminária de piso e um pendente composto por vários anéis.

O projeto mistura materiais quentes como a madeira, apresentada em uma proposta diferente, em todo o teto com a sanca invertida e na parte superior das paredes. A designer optou também pelo uso de veludo e materiais frios como o revestimento Calacata Gold que foi aplicado em todo piso e ao longo de 2,40 metros nas paredes.

Em relação às cores, predominam no espaço tons neutros, azul e dourado, sendo o grande destaque o sofá em veludo azul. Para complementar o espaço, obras de arte de Marcello Dellova, mobiliário Breton e uma charmosa ficus lyrata, mais conhecida como figueira lira, integra o paisagismo.

Ambiente 55: Só para Brincar, do trio de arquitetos e urbanistas Júlia Pinheiro de Lima, Maria Fernanda Costa e Thiago Antonio Ramos | Fotos: Studio Imagem – Touché Fotografia
Júlia Pinheiro de Lima, Maria Fernanda Costa e Thiago Antonio Ramos, arquitetos e urbanistas | Fotos: Studio Imagem – Touché Fotografia

Só para Brincar, dos arquitetos e urbanistas Júlia Pinheiro de Lima, Maria Fernanda Costa e Thiago Antonio Ramos

O trio de arquitetos e urbanistas Júlia Pinheiro de Lima, Maria Fernanda Costa e Thiago Antonio Ramos preparou um projeto que remete à simplicidade das brincadeiras antigas de criança e as conexões geradas por elas. O resultado é a criação de um espaço de 35 m², em estilo contemporâneo, que proporciona bem-estar e promove a interação entre diferentes gerações.

As formas geométricas e os materiais utilizados demonstram que é possível a criação de um projeto que estimule a criatividade e desperte sensações positivas, sem a necessidade de muitos elementos. O destaque são os nichos com formas hexagonais e suas almofadas de encaixe, que ajudam a dar volume ao ambiente e podem servir de inspiração para projetos residenciais.

O gesso é o material predominante no espaço, que conta também com a composição de quadros fotográficos da profissional Juliana Tiliacki Batista e brinquedos produzidos pela artesã Rosana Marques. As cores predominantes no são branco, azul, amarelo, verde e rosa. Para a iluminação, foram usados spots próximos aos nichos hexagonais, fita de led no painel de escalada e pendentes na área da tevê. Juntos, eles trazem um resultado que impacta a qualidade de iluminação do projeto como um todo e separados dão destaque às áreas onde estão posicionados.

Ambiente 58: Morada Brasileira, do arquiteto e urbanista Gustavo Pigatto | Fotos: Studio Imagem – Touché Fotografia
Gustavo Pigatto, arquiteto e urbanista | Fotos: Studio Imagem – Touché Fotografia

Morada Brasileira, arquiteto e urbanista Gustavo Pigatto

O arquiteto e urbanista Gustavo Pigatto teve como ponto de partida apresentar uma morada brasileira, livre de conceitos adquiridos pela cultura ao longo das décadas, trazendo uma leitura bem contemporânea da casa integrada, com poucas divisões, em um espaço de 68 m² e com certa rusticidade. Todo o ambiente foi concebido com a ideia de resgatar memórias afetivas e da arquitetura vernacular brasileira, de forma contemporânea, e trazendo a essência da casa brasileira e o conceito de lar, uma casa para se desligar do ambiente externo, que traz todo acolhimento e conforto.

O projeto apresenta alguns elementos que chamam a atenção do público, como o piso em revestimento cerâmico que permeia todo ambiente, o teto com a tesoura de apoio do telhado aparente, com o Teto Vinílico que reveste todo o forro do ambiente, as imperfeições das paredes, a jabuticabeira na entrada, o piso de caquinho de cerâmica na área privativa, a rede de descanso e os materiais naturais, feitos à mão.

Os dois revestimentos cerâmicos utilizados foram feitos exclusivamente para o ambiente, como o piso 20×20 cm e a cerâmica 12×24 cm assentada em uma parede, de forma vertical e sem amarração, lembrando as lajotas de tijolos.

A iluminação usada foi a difusa, com spots direcionais focados para o teto, trazendo o “efeito de catedral”, perfil led para uma iluminação linear, além de luminárias decorativas de design brasileiro assinado. A sustentabilidade está presente por meio do piso de caquinhos de cerâmica branca presente na área privada, proveniente do descarte de pisos que não passaram por aprovação na produção.