A programação do Outubro Rosa do Instituto Pauliprev está recheada de eventos em prol da conscientização sobre a importância dos cuidados da mulher com a saúde. Neste primeiro momento, o enfoque será interno, com os servidores da autarquia como público-alvo para, em seguida, envolver os servidores públicos municipais aposentados e pensionistas de Paulínia.
O projeto foi idealizado pelo departamento de Perícias do instituto, e terá seu Dia “D” nesta quarta-feira, dia 21 de outubro. A campanha começa com a ação “Somos Outubro Rosa”, com o objetivo de difundir informações e aumentar a prevenção aos riscos de câncer de mama, o mais comum entre as mulheres e uma das doenças graves que mais vitimam mulheres no Brasil e no mundo.
Para a enfermeira Josélia de Jesus Garcia, “considerar a educação em saúde como disciplina de ação significa dizer que o trabalho será dirigido para atuar sobre o conhecimento das pessoas, para que elas desenvolvam juízo crítico e capacidade de intervenção sobre suas vidas e sobre o ambiente com o qual interagem e, assim, criarem condições para se apropriarem de sua própria existência”.
A proposta é alertar a comunidade sobre a melhor forma de prevenir doenças mais recorrentes e de maior letalidade. “Como uma autarquia, temos também responsabilidades em relação à informação que pode ajudar a coletividade, por isso estamos lançando essa campanha permanente, que tem relevante interesse público”, explica Marcos André Breda, presidente da Pauliprev.
No lançamento, todos os servidores que tiverem agenda nesta quarta receberão folheto explicativo sobre o câncer de mama. Também foi instalado um painel temático na recepção da autarquia, sobre o assunto. Os servidores receberão lacinhos cor de rosa para fixação em suas blusas e camisas. A ideia é que os servidores usem rosa no dia do lançamento. No site, também haverá informações sobre a campanha.
No Outubro Rosa 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização “Quanto antes melhor”. O principal objetivo é chamar a atenção para a adoção de um estilo de vida saudável no cotidiano, com ações relativas à prática de atividades físicas e uma alimentação saudável e equilibrada, para prevenção de várias doenças, entre as quais o câncer de mama.
“De maneira geral a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e estímulo aos fatores protetores, de modo especial aqueles que podem ser modificados com a adoção de hábitos saudáveis. Por isso que o movimento é tão importante e deve ser cada vez mais difundido e adotado também pelas empresas”, explica Josélia.
Tema mês a mês – Ao todo são 11 temas que serão trabalhados mês a mês. Em novembro, a campanha enfocará a prevenção ao câncer de próstata, com o Novembro Azul. Associar uma “cor” a um mês mostrou-se uma boa ferramenta para a disseminação de informações relacionadas á saúde. As campanhas do “Outubro Rosa” e do “Novembro Azul” estão entre as mais bem sucedidas e inspiraram muitas outras.