sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioDestaquesAjuda da população é fundamental para o combate à dengue; confira os...

Ajuda da população é fundamental para o combate à dengue; confira os bairros que serão visitados de 9 a 13

O combate ao mosquito Aedes aegypti precisa ser uma tarefa diária e a população pode contribuir de forma decisiva, já que 80% dos criadouros estão dentro das casas.

Os bairros que serão visitados de 9 a 13 de maio são: Cooperlotes, dia 9; Itapoã, 10; Bom Retiro, 11; Vista Alegre, 12; e Monte Alegre, dia 13.

A partir da notificação de um caso, é desencadeada uma ação de eliminação de criadouros (casa a casa) e aplicação de nebulização nos quarteirões do local. Essa ação, rotineira e sistematizada, faz com que Paulínia, juntamente com a rede articulada, possa agir rapidamente e manter os menores índices de casos do município.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o planejamento das ações pode sofrer alterações em razão das condições climáticas ou de necessidade averiguada pela equipe técnica do Departamento de Vigilância em Saúde.

A colaboração da população é importante para evitar água parada dentro de casa e exposição de objetos que podem contribuir para a proliferação de mosquitos. Se encontrar algum recipiente com água parada, denuncie: (19) 3874-3382.

Combate ao mosquito da dengue – Algumas medidas simples, feitas em casa, são eficazes, como por exemplo: encher de areia, até a borda, os pratos dos vasos de plantas; no caso de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Se os pratos dos vasos acumularam água, a recomendação é lavar com água e sabão e, posteriormente, enchê-los com areia.

O lixo deve ser colocado em sacos plásticos e a lixeira deve estar sempre fechada.

Todos os objetos que podem acumular água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo.

Mantenha sempre as caixas d’água fechadas; remova folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas.

E não se esqueça de manter as garrafas sempre viradas para baixo.