quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioDestaquesAlunas do Cemep conquistam medalha de prata na Olimpíada de História da...

Alunas do Cemep conquistam medalha de prata na Olimpíada de História da Unicamp

As alunas de Paulínia Ana Vitória Macedo Dias, Letícia Mourão do Nascimento e Rafaela Degasperi da Costa, conquistaram medalha de prata na 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada domingo (22). Projeto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), neste ano a ONHB teve sua grande final presencial adaptada devido à pandemia do coronavírus.

Elas são alunas do 2° ano do Ensino Médio concomitante com o Técnico em Informática do Centro Municipal de Ensino Profissionalizante (CEMEP) Professor Osmar Passareli Silveira. A equipe paulinense “Não Me Kahlo!” foi orientada pelos professores de História,  João Samuel Rodrigues S. Junior e Cleia Regina B. Ferreira.

Elas concorreram com outras 421 equipes de todos os estados brasileiros, um total de 1,6 mil participantes. Ao todo, foram entregues 40 medalhas de bronze, 30 de prata e 20 de ouro. A Olimpíada teve início em setembro, com 69,8 mil inscritos de todo país, um total de 17,4 mil equipes. Com inscritos de escolas públicas e particulares, para participar são formadas equipes de três estudantes dos 8º ou 9º anos do Fundamental e todos os anos do Ensino Médio, além de um professor de História da escola. 

A aluna Ana Vitória Macedo Dias, da equipe de Paulínia, conta que este é o terceiro ano em que participa da ONHB e que a conquista da medalha foi inédita. “Estou muito feliz, pois meu sonho é ser historiadora. Com a olimpíada e a produção de uma crônica que foi proposta, nós conseguimos ter maior consciência sobre as questões sociais. Também foi possível estudar temas que não são abordados em sala de aula e nos tira da zona de conforto”, afirma.

Os professores de História do Cemep, João Samuel Rodrigues S. Junior e Cleia Regina B. Ferreira orientaram as alunas durante a Olimpíada Nacional em História do Brasil

Mudanças da 12ª edição
Uma das mudanças realizadas nesta edição foi a criação da “fase zero”, que teve caráter experimental para que os participantes pudessem se adaptar à plataforma e novos prazos, além de conhecer o formato da competição. A plataforma da prova também foi adaptada para uma tecnologia que facilita a navegabilidade pelo celular e reduz, ao máximo, o uso de dados. Os participantes também puderam realizar a prova de forma offline e usar a internet somente para fazer o envio das respostas.

A Olimpíada de História possui seis fases online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas foram respondidas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.

Sobre a ONHB
A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2020, em sua 12ª edição, consolidou-se com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos.