Início Destaques Câmara de Paulínia promete eliminar 12 mil folhas de papel com processo...

Câmara de Paulínia promete eliminar 12 mil folhas de papel com processo eletrônico

Rodrigo Quaiatti, diretor Legislativo da Câmara Municipal de Paulínia | Foto: Câmara de Paulínia/Divulgação 

A partir da próxima sessão, dia 2 de março, os processos legislativos passam a ser digitais. Os 15 vereadores vão poder assinar, de forma eletrônica, projetos de lei, indicações, requerimentos, pareceres e outros documentos. O Certificado Digital é um arquivo eletrônico com validade jurídica, que garante proteção a transações e serviços via internet.

Desde que as atividades parlamentares ocorrem na casa, milhares de folhas são impressas nas sessões e passam de mão em mão. A ideia é desburocratizar o modelo que existe desde 1965, ocupando até hoje várias prateleiras de arquivo em papel.

A iniciativa da Mesa Diretora vai reduzir o uso de papel, o consumo de energia elétrica; a necessidade de manutenção de impressoras e a quantidade de cartuchos de tinta. Por outro lado, vai aumentar a sustentabilidade da Casa e ainda agilizar o processo de trabalho dos funcionários.

“Por ano, somente a Secretaria da Câmara utiliza cerca de 12 mil folhas correspondentes aos processos legislativos. Com o sistema eletrônico, vamos deixar de imprimir essas folhas e reduzir gastos. Esperamos que até o dia 1º de março todos os vereadores estejam dominando a nova ferramenta”, explica o diretor Legislativo, Rodrigo Quaiatti.

Como se trata de uma novidade, o Certificado Digital vai ser introduzido por etapas. O primeiro passo para transformar algumas proposituras (Indicações, Requerimentos e Moções) em processos digitais foi dado na última semana, quando todos os gabinetes receberam chaves de acesso. Depois, será a vez de projetos de lei e outros documentos.

“Se podemos diminuir os gastos, tornar os processos mais transparentes e ainda agilizarmos o trabalho os funcionários, temos que continuar avançando e modernizando a casa”, declara o presidente do Legislativo Fábio Valadão, do PL.

Os documentos gerados por meio digital pela Câmara tem seu arquivamento garantido por lei.