Início Notícias Cidades Câmara vota nesta terça (4) proposta de Dixon para acabar com tarifa...

Câmara vota nesta terça (4) proposta de Dixon para acabar com tarifa grátis no transporte coletivo

Acabar com a gratuidade do transporte público aos domingos e feriados. A proposta, encaminhada à Câmara de Paulínia pelo prefeito Dixon Carvalho (PP), será votada nesta terça-feira (3).

Como pano de fundo, o debate desnudará a grande preocupação atual dos gestores municipais: como encontrar formas de custear o transporte público. Com o fim da gratuidade, a passagem passará a custar R$ 1,00 nesses dias. O benefício é concedido desde 2010.

Dixon alega que a medida foi tomada pela insegurança que motoristas e cobradores passam no transporte público nesses dias e os crescentes casos de vandalismo e atos de violência relatados pelos usuários e a permissionária dos serviços de transporte urbano municipal.

A administração acredita que a cobrança de R$ 1,00 por passagem, como é realizada durante a semana, garanta a ordem na prestação do serviço aos usuários também nestes dias.

Na última sessão, o vereador Tiguila Paes (PPS) foi contrário à tramitação de urgência, pois a administração municipal não incluiu no projeto a planilha com o impacto orçamento e também não justificou onde irá gastar o dinheiro cedente, já que áreas como educação e saúde estão precárias.

Audiência pública
Além do tema complexo, outro assunto deve vir à discussão: as formas de se custear o transporte público da cidade, que hoje é mantido por um sistema injusto, no qual o próprio usuário paga pelos benefícios, já que a tarifa é subsidiada.

A Secretaria de Transportes agendou para o dia 17, às 19h, no Auditório “Carlos Tontoli”, no Paço Municipal, Audiência Pública do Transporte Coletivo Urbano de Paulínia para discutir o transporte público, que opera em regime de urgência há 21 meses.

O principal assunto da pauta será a abertura de licitação para contratação da nova empresa que vai operar o sistema de transporte público no município. De acordo com a secretaria, a intenção da audiência pública é esclarecer todos os aspectos do processo de concessão do transporte coletivo na cidade.

Legenda: Prefeito pediu urgência em projeto que acaba com a gratuidade do transporte público aos domingos e feriados