terça-feira, novembro 26, 2024
InícioCidadesCaminheiros protestam em frente à Replan

Caminheiros protestam em frente à Replan

Caminhoneiros bloqueiam trecho da SP-332, em frente à Replan, em Paulínia (Foto: João Ariton Martins/Arquivo pessoal)

O movimento ocorre por causa da política da Petrobras de constantes aumentos nos preços dos combustíveis

O protesto de caminhoneiros em frente à Replan, a Refinaria de Paulínia, no km 132 da rodovia Prof. Zeferino Vaz, a SP-332, em Paulínia, foi encerrado às 9h30 e o trânsito foi normalizado. Durante 2h, houve bloqueio da pista sentido Cosmópolis.

Os caminhoneiros querem a redução da carga tributária sobre o diesel. Reivindicam a zeragem da alíquota de PIS/Pasep e Cofins e a isenção da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico).

Os impostos representam quase a metade do valor do diesel na refinaria. Segundo eles, a carga tributária menor daria fôlego ao setor, já que o diesel representa 42% do custo da atividade.

Em razão dos reajustes diários no diesel, os caminhoneiros autônomos dizem estar trabalhando no limite. Nos últimos 12 meses, o diesel subiu 15,9% no posto.

O aumento é resultado da nova política de preços da Petrobras, que repassa para os combustíveis a variação da cotação do petróleo no mercado internacional, para cima ou para baixo.

Corredor Dom Pedro
No restante do Corredor Dom Pedro, o trânsito já foi normalizado nesta manhã e os motoristas encontram pistas livres para trafegar. O sol aparece em praticamente todo o trecho. Apenas na altura de Bom Jesus dos Perdões ainda há incidência de neblina, informa a Rota das Bandeiras, concessionária do corredor D. Pedro.