quinta-feira, junho 20, 2024
InícioCidadesCampanha Setembro Amarelo ganha adesão das voluntárias do Projeto Joelhos de Pano...

Campanha Setembro Amarelo ganha adesão das voluntárias do Projeto Joelhos de Pano de Paulínia

Voluntárias do Projeto promovem neste domingo (15/8), evento que abre espaço para debates sobre o tema

O suicídio é algo que vem chamando a atenção de toda a sociedade. A todo momento somos surpreendidos com alguns casos, seja de alguma celebridade ou de pessoas que, direta ou indiretamente, estavam próximas a nós. Nestas ocasiões, chocados, a pergunta que insistentemente invade a nossa mente é: Por quê?

Para conversar sobre esse assunto, as voluntárias do Projeto Joelhos de Pano organizaram para este domingo, dia 15 de setembro, das 9 às 14h, no Parque Zeca Malavazzi, a ação “Ponto pra Vida – Movimento pela prevenção ao suicídio”.

A proposta é oferecer ao longo do dia várias atividades com o objetivo de informar, escutar, conversar, contribuir com a quebra do tabu. A iniciativa é alusiva ao movimento “Setembro Amarelo”, mês mundial de prevenção do suicídio.

Em Paulínia não constam dados oficiais, mas são alarmantes. As ações isoladas não conseguem avançar para conseguir compilar as informações e ajudar na prevenção. Assim, com o Ponto para a Vida o Joelhos de Pano deseja trazer à tona o assunto, falando sobre a importância de identificar, prevenir e combater.

Sobre o problema

Considerado uma questão de saúde pública, o suicídio não é incluído em debates sobre violência, mas sua ocorrência cresce como causa de morte no Brasil: entre 2000 e 2016, as taxas aumentaram 73%, segundo o Ministério da Saúde, em média, um caso a cada 46 minutos. Nos Estados Unidos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), o suicídio é a décima maior causa de mortes todos os anos.