No início da tarde desta terça-feira (28/5), um motorista perdeu o controle e bateu em um poste no acesso da ponte do Rio Atibaia, sentido bairro/centro. O poste ficou pendurado pelos fios de alta tensão, sendo que alguns cabos caíram no chão, interditando a Avenida José Paulino nos dois sentidos. A avenida é o único acesso à Região do João Aranha.
O acidente aconteceu por volta das 17h30, horário de pico, quando muitas famílias e estudantes retornaram para suas casas no final de tarde. As duas ruas foram interditadas e por volta das 18h parte da pista centro/bairro foi liberada.
Centenas de carros, dezenas de ônibus e motos ficaram presos no trânsito, que mesmo sem acidente já é complicado de segunda a sexta-feira. Passageiros dos coletivos, que saíram do Paulínia Shopping, sentido os bairros Bom Retiro e Cooperlotes ficaram quase duas horas nos ônibus.
O congestionamento na principal avenida de Paulínia, a Avenida José Paulino atingiu 3 quilômetros, além das ruas de acesso. O congestionamento atingiu o Balão Associação Esportiva Paulinense, a AEP.
Já a Avenida dos Expedicionários, segundo principal corredor, chegou a quase 2 quilômetros, até a sede da Guarda Civil de Paulínia, no Jardim vista Alegre. O acidente também afetou a rua São Bento, principal ligação da Região Oeste com o João Aranha.
Uma equipe da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) constatou que o poste pendurado não afeta o fornecimento de energia para a população, mas isolou os fios que estavam caídos. Eles serão retirados do local.
Segundo a CPFL, motoristas que colidem em postes de iluminação pública são responsáveis por pagar as despesas para reposição do equipamento. O valor dependerá da altura, do material, do número de luminárias instaladas e da potência delas.