Desmembrado do 4º Registro de Imóveis de Campinas, o cartório começa a operar nesta segunda (4) e deve beneficiar milhares de moradores de Paulínia e região
A população de Paulínia agora conta com um Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica próprio. A unidade começou a funcionar nesta segunda-feira (4), na Rua Mário Giordano, 146, no Jardim América, atrás do Hotel Vitória, com funcionamento de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. A iniciativa representa um importante avanço no acesso da população aos serviços cartorários, que antes exigiam deslocamento até Campinas, a cerca de 25 km.
O novo cartório foi desmembrado do 4º Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Campinas, após estudos realizados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. A mudança promete beneficiar não apenas os mais de 114 mil moradores de Paulínia, mas também de cidades vizinhas, ao descentralizar serviços essenciais como registro de imóveis, contratos, estatutos sociais, entre outros.
A criação da unidade também corrige um desequilíbrio: apesar de possuir características semelhantes às de municípios de médio porte do interior paulista, Paulínia até então não contava com um cartório especializado nesses registros, nem com um Tabelionato de Protesto de Letras e Títulos.
De acordo com dados do IBGE, Paulínia possui uma área de 138,77 km² e uma economia robusta. Informações fornecidas pelo 4º Oficial de Registro de Imóveis de Campinas mostram que, em 2024, cerca de 78% dos atos praticados ali referiam-se exclusivamente à Comarca de Campinas. A renda bruta registrada foi de R$ 8.813.282,50, sinalizando o potencial de descentralização dos atendimentos e da receita com a nova unidade.
Além de facilitar o acesso, o cartório traz ganhos importantes em segurança jurídica. Os registros feitos no local terão validade contra terceiros, comprovarão data, conteúdo e autenticidade dos documentos, conservarão originais, fornecerão certidões com o mesmo valor legal e garantirão eficácia jurídica e publicidade dos atos.