A mata do Jardim Flamboyant receberá nesta segunda-feira, 21 de setembro, no Dia da Árvore, o plantio de 200 mudas de árvores nativas, em uma ação do Coletivo Boca de Sissi em parceria com a Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente – Seddema.
A atividade ocorrerá numa Área de Proteção Ambiental (APA) sob a supervisão de técnicos da Seddema e contará com o trabalho de membros do coletivo, que vão trabalhar na realocação de espécies (ipês e primaveras) de mudas típicas do bioma de Mata Atlântica.
Durante o plantio, o engenheiro agrônomo Antônio Sturion vai falar mais sobre a diferença entre espécies nativas e exóticas e explicar sobre a atividade do plantio e os benefícios para a proteção dos recursos hídricos da unidade.
O objetivo é recuperar trechos do importante bioma, que integra a mata Santa Terezinha, em Paulínia, fragmento da mata Santa Genebra, de Campinas, pedaço remanescente de Mata Atlântica composto por diversas espécies vegetais (algumas sob risco de extinção no país) e espécies animais, numa área de quase 1,65 quilômetro de perímetro.
As mudas foram produzidas no viveiro do Jardim Botânico de Paulínia.