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Com pandemia, reclamações sobre serviços privados, financeiros e produtos são os mais registrados no Procon Paulínia

Unidade do Procon Paulínia (Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC (Tribunal de Justiça do Estado de São paulo)

De março a junho foram quase mil atendimentos; mais de 80% dos casos foram resolvidos antes de se tornarem processos administrativos e potencialmente, ações judiciais

Desde o início da pandemia da COVID-19, a Unidade do Procon Paulínia registrou quase mil reclamações de consumidores que tiveram problemas relacionados a serviços privados, financeiros, produtos, entre outros. Além das reclamações, os consumidores também procuram o órgão para tirar dúvidas, fazer denúncias e pedir de orientações de assuntos relacionados a consumo. Mais de 80% dos casos foram resolvidos antes de se tornarem processos administrativos e potencialmente, ações judiciais.

As reclamações mais procuradas no Procon Paulínia foram: (1) serviços privados, como estabelecimento de ensino, transporte escolar, serviços de internet; (2) setor financeiro: como endividamento, empréstimos pessoais, financiamento, negociação de dívida, acordo de parcelamento, enquanto que (3) produtos: envolve não entregues, produtos entregues danificados e produtos entregues diferente do comprado, entre outros.

Como denunciar, reclamar e obter orientações

O Procon Paulínia disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores:  telefone 19 3874-1966 (segunda a sexta-feira das 8 às 12h 13 às 17h), por email: procon@paulinia.sp.gov.br, via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

Março: 241 atendimentos
1 – cancelamento de passagens aéreas nacionais e internacionais e hospedagens;
2 – contratos com estabelecimentos de ensino (escolas particulares, faculdades) e serviços de transporte escolar;
3 – financeiros;
4 – preços de produtos e alimentos;
5 – cancelamento de contratos de locação de chácaras para eventos.

Abril: 255 atendimentos
1 – financeiros: orientações, dívida com estabelecimento fechado, dívida acumulada, banco que não dá desconto;
2 – ensino: Educação;
3 – serviços essenciais: água, luz e telefone;

Maio: 171 atendimentos
1 – serviços privados: pagamentos e cumprimento contratual de escolas particulares, faculdades e universidades;
2 – produtos: compra e não entrega, recebimento do produto diferente do comprado e recebimento do produto danificado;
3 – Assuntos financeiros: bancos, financiamentos, contratos, empréstimos pessoais.

Junho: 285 atendimentos
1 – Produtos: compras realizadas e não entregues, golpes pela internet, empresas fantasmas;
2 – financeiros: empréstimos bancários, créditos consignados, habitação;
3 – serviços privados: escolas, faculdades, contratos de serviços de internet.

Março a junho: 952
1 – serviços privados: estabelecimento de ensino, transporte escolar, serviços de internet, entre outros;
2 – financeiro: endividamento, empréstimos pessoais, financiamento, negociação de dívida, acordo de parcelamento;
3 – Produtos: produtos não entregues, produtos entregues danificados e produtos entregues diferente do comprado.