Início Destaques Competição testa habilidade de cães e treinados em Paulínia

Competição testa habilidade de cães e treinados em Paulínia

O juiz internacional Celso Alves, de Portugal, julgará todas as apresentações, além de ministrar seminário e Masterclass sobre “Cães de Polícia”

Evento prossegue neste domingo (10/11), no Campo do Morumbi, no bairro Santa Terezinha; programação é gratuita e aberta ao público

Quatorze duplas, entre cães e treinadores está sendo colocados à prova neste fim de semana em uma Competição de Cães Mondioring, no Campo do Morumbi, em Paulínia. A competição, promovida pelo Centro de Educação Canina “Carlos dos Anjos” é gratuito e aberto ao público. A abertura oficial do evento ocorreu neste sábado (9/11).

Durante a competição, o renomado juiz internacional Celso Alves, de Portugal, veio diretamente para participar do evento e julgará todas as apresentações. Alves ainda vai ministrar seminário e a Masterclass sobre “Cães de Polícia”.

A disputa reconhece o trabalho das melhores duplas, de todas as raças, na prática do schutzhund – esporte de origem alemã que significa “cão de proteção”, considerada uma das provas mais difíceis de treinamento de cães.

As provas funcionam como uma espécie de circuito onde os profissionais conseguem avaliar três capacidades que todo cachorro deve ter para se tornar um bom cão de guarda: faro, obediência e capacidade de proteção. Estas três habilidades também acabam sendo divididas em três etapas do esporte.

A primeira proporciona uma série de desafios para testar a percepção e também a concentração do cachorro. Na segunda fase, os cães devem conseguir identificar a voz do dono ou guia para obedecer aos comandos que estão sendo dados. Já na última etapa o cão enfrenta uma série de provas onde serão testadas coragem e confiança.