Início Notícias Ambiente Comunidade do Bonfim em Paulínia recebe oficina ambiental do Projeto De Olho...

Comunidade do Bonfim em Paulínia recebe oficina ambiental do Projeto De Olho nos Rios

O Projeto De Olho nos Rios promoveu no começo do mês (2/9), uma oficina de requalificação ambiental junto à comunidade do bairro Bonfim em Paulínia, evento que contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil e da Refinaria de Paulínia – Replan.

Em uma roda de conversa, a comunidade pôde dialogar com representantes do projeto sobre os desafios e benefícios de viver na área do Rio Jaguari e o que isso implica quanto aos compromissos da comunidade local frente a preservação dos recursos naturais.

As reuniões fazem parte de uma programação de oficinas e eventos a serem realizados nos próximos meses, objetivando a capacitarão dos moradores do Bonfim como agentes ambientais na região.

O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras que visa a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos, incentivando a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre.

O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.

O projeto é desenvolvido em uma região conhecida como “produtora de água” para as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, abrangendo as represas que abastecem as maiores economias do país, beneficiando diretamente mais de 30 municípios da região do Circuito das Águas Paulista, Sistema Cantareira e região de Jundiaí.