Início Notícias Cidades Condenados em Lei “Maria da Penha” não poderão ocupar cargo comissionado em...

Condenados em Lei “Maria da Penha” não poderão ocupar cargo comissionado em Paulínia

Mesmo com Projeto de Lei aprovado em duas discussões na Câmara, Prefeitura tentou brecar a iniciativa, mas vereadores rejeitaram o veto

Na noite de terça-feira, 16/7, durante a 13ª Sessão Ordinária, os vereadores de Paulínia rejeitaram por unanimidade o veto de autoria do prefeito interino Antonio Miguel Ferrari, o Loira (DC), que impedia a promulgação do Projeto de Lei 21/2019, que proíbe pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha sejam escolhidas para cargos públicos comissionados. Segundo a Prefeitura, o motivo em tentar brecar a nova lei é que apenas o prefeito poderia apresentar proposta sobre o tema, e ainda por projeto de lei complementar.

O Projeto, de autoria do vereador Edilsinho Rodrigues (PSDB), já havia sido aprovado na Câmara em duas discussões, entre maio e junho deste ano. Com o veto rejeitado, o texto voltou para análise dos vereadores e passou novamente por unanimidade (14 votos). Caberá agora ao presidente do Poder Legislativo, Zé Coco (PV), promulgar a nova lei. A proibição vai valer a partir de decisão judicial condenatória, já transitada em julgado (sem mais possibilidades de recursos na Justiça).

Agressores condenados não ocuparão mais “CC’s” em Paulínia

Quando for publicada, a norma valerá para cargos em comissão de livre nomeação em toda a Administração Pública Direta e Indireta do município, assim como em todos os Poderes paulinenses.

A sessão também contou com 56 Indicações apresentadas (sugestões à Prefeitura) e 32 Requerimentos votados (cobrança de medidas ou informações), além de 2 Moções (homenagens). A vereadora Fábia Ramalho (PMN) aplaudiu o jovem Thiago Lima de Souza, selecionado para participar do livro “Muito Além da Visão” (coletânea de narrativas de vários autores do país, organizado por Raquel Alves), com a obra “Das Barreiras às Conquistas: A Trajetória de Um Atleta Cego”.

O jovem Thiago Lima de Souza foi aplaudido por seu trabalho que o selecionou para participar do livro “Muito Além da Visão”

Já o vereador Flávio Xavier (DC) parabenizou a Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, pela entrega da Bolsa Educação a 628 estudantes paulinenses. Outro momento de homenagem ocorreu quando o vereador Danilo Barros (PR) pediu a leitura de uma proposta para batizar a rua 4 do Condomínio Raízes em nome de Idelson Matias do Nascimento, policial militar paulinense morto durante um assalto, em abril de 2018.

Zé Coco anunciou a convocação de duas sessões extraordinárias na próxima sexta-feira (19/7), a partir das 10h, para análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020. Se o texto for aprovado, a Câmara entrará em recesso parlamentar até o início de agosto, mas o trabalho administrativo funcionará normalmente.