Início Destaques Confira quais os sintomas da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre amarela

Confira quais os sintomas da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre amarela

 Sintomas da dengue
Um paciente pode ter diferentes apresentações clínicas quando contrai a dengue. Os primeiros sintomas, que normalmente aparecem de quatro a dez dias após a picada do mosquito, são a presença de manchas vermelhas, dor no corpo e dor muscular. Existem quatro tipos de vírus da dengue, o que significa que uma mesma pessoa pode pegar a doença até quatro vezes.

O paciente com dengue precisa ser monitorado, pois pode apresentar agravamento do quadro clínico. Se apresentar os sintomas clínicos de alarme da dengue grave, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, tonturas e sangramentos de mucosa, deve procurar atendimento médico imediatamente, pois eles indicam maior risco de agravamento.

Dengue e outras arboviroses
As arboviroses são doenças que podem ser transmitidas por insetos e aracnídeos, como mosquitos, aranhas e carrapatos, por exemplo. A dengue, a zika e a chikungunya são arboviroses transmitidas pela picada do Aedes aegypti. Esse mesmo mosquito, no seu ciclo urbano, também pode transmitir a febre amarela.

Além da semelhança na forma da transmissão, os sintomas podem ser parecidos. Febre alta com início súbito, dores de cabeça, atrás dos olhos e no corpo, perda do apetite, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço e dores nas articulações são sinais comuns a todas essas arboviroses.

Ainda assim, mesmo com sintomas parecidos, existem alguns aspectos que auxiliam na identificação.

Confira a seguir mais informações sobre as outras arboviroses:

 Zika
A maioria dos pacientes não apresenta nenhum sintoma e grande parte dos casos tem evolução benigna. A transmissão pode acontecer pela via sexual e, apesar de o vírus já ter sido encontrado no leite materno e na saliva, não foram identificados casos de transmissão por essas vias.

A pessoa infectada pode ou não apresentar febre, geralmente baixa (entre 37,8 e 38,5 graus), com duração de dois a sete dias.

Há maior risco em gestantes, especialmente, quando a doença ocorre no 1º e 2º trimestre de gestação, podendo levar a malformações do feto.

Chikungunya
O termo chikungunya significa “aqueles que se dobram” e faz referência à aparência curvada da pessoa em decorrência das fortes dores musculares e nas articulações.

Os pacientes podem ficar incapacitados devido à dor, ao edema e à rigidez das articulações, sendo incapazes de executar tarefas normais ou ir ao trabalho. A pessoa pode pegar a doença apenas uma vez e ficar imune.

Além dos sintomas comuns a todas as arboviroses, no caso do chikungunya o principal diferencial são as dores articulares que podem ser intensas e limitar os movimentos. Frequentemente aparecem na região do tornozelo, punho e articulações da mão, mas podem afetar outras articulações.

Febre amarela
Doença com alta taxa de mortalidade, a febre amarela possui dois tipos de ciclos: silvestre e urbano. No ciclo silvestre, é transmitida pela picada do mosquito Haemagogus e Sabethes em região de mata. Já no urbano, a transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Contudo, a febre amarela pode ser evitada com a vacinação. No município de Paulínia, a vacina está recomendada para todas as regiões.

 Leia também:

Cansaço, febre e dores no corpo: dengue ou Covid?