Início Destaques Coronavírus: 645 municípios paulistas regridem a Fase Amarela do Plano São Paulo

Coronavírus: 645 municípios paulistas regridem a Fase Amarela do Plano São Paulo

Os 645 municípios paulistas, obedecendo às regras da Fase Amarela do Plano São Paulo retornaram à fase amarela do Plano São Paulo, como medida de enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19) e contenção das taxas de contaminação no Estado. As 42 cidades que compõem o DRS VII – Campinas – Departamento Regional da Secretaria Estadual de Saúde adotaram as regras desde o dia 3 de dezembro.

A fase amarela do Plano São Paulo não fecha atividades econômicas, mas torna as regras de funcionamento mais rígidas. Estabelecimentos como bares, restaurantes, academias, salões de beleza, shoppings, escritórios, concessionárias e comércios de rua voltam a ter limitações de horário e capacidade de público.

O atendimento presencial em todos os setores fica restrito a dez horas diárias, sequenciais ou fracionadas, e 40% de capacidade. Os estabelecimentos terão que fechar o atendimento local até às 22h. Todos os eventos com público em pé estão proibidos na fase amarela.

As mesmas regras valem para os salões de beleza. As academias de ginástica devem ter ocupação máxima limitada a 30% da capacidade do local, e são permitidas apenas as aulas e práticas individuais, estando suspensas as atividades em grupo.

Paulínia continua seguindo o Plano São Paulo com a cautela necessária ante a gravidade da situação e fará os encaminhamentos adequados com o objetivo de garantir a segurança da população paulinense em geral.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera, enfaticamente, que clientes e comerciantes continuem respeitando todos os cuidados preconizados pelas medidas sanitárias, com ênfase na manutenção do distanciamento social e uso de máscaras de proteção. A pandemia ainda está presente havendo, portanto, clara necessidade de se evitar aglomerações.

Paulínia Shopping
O Paulínia Shopping funciona de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 12h às 20h. A praça de alimentação encerra as atividades às 22h. Ele vem adotando os protocolos padrões e setoriais específicos.

Monitoramento
A nova classificação do Plano São Paulo está prevista para ocorrer no dia 4 de janeiro de 2021. Até lá, o Governo de SP passará a fazer o monitoramento e divulgação semanal das estatísticas do coronavírus. A medida garantirá o acompanhamento contínuo das taxas de evolução da pandemia e de capacidade do sistema hospitalar em todo Estado.

Prefeitura de Paulínia emite nota de esclarecimento

A Secretaria de Saúde informa que não procede a informação divulgada pelo Governo de São Paulo, referente a alta no número de ocupação hospitalar e aumento de novos casos de Covid-19 em nosso município. Os dados podem ser acompanhados diariamente, através do boletim epidemiológico divulgado pela Administração Municipal. Nos últimos 30 dias, a taxa de ocupação hospitalar não tem apresentado aumento significativo.
Como ação preventiva, a Prefeitura irá intensificar as ações educativas em toda cidade nos próximos dias.