Início Destaques Creche Municipal da Lagoa do João Aranha é premiada em educação sustentável...

Creche Municipal da Lagoa do João Aranha é premiada em educação sustentável na Grécia

O projeto “De Boa na Lagoa”, da Creche Municipal Antônia Joana Barsi Ferrari, mais conhecida como creche da Lagoa do João Aranha, em Paulínia, recebeu o prêmio Educação Sustentável para a 1ª Infância, na 74ª Conferência Mundial da Omep World, em Atenas, na Grécia.

O Projeto já foi vencedor de outros três prêmios: Histórias que transformam, Meu Pátio é o Mundo e Fundação Lemman – Conectando Boas Práticas. Ele é desenvolvido desde 2021 com o objetivo de incentivar o protagonismo dos alunos de 0 a 3 anos, em parceria com a comunidade local.

“Sem dúvida, o trabalho executado pela equipe da creche é um orgulho para a nossa cidade. Parabenizo e agradeço a todos os envolvidos neste projeto, que tanto tem contribuído com a formação dessas crianças”, comentou o prefeito de Paulínia, Du Cazellato (PL).

A diretora da Creche Municipal Antônia Joana Barsi Ferrari, Tânia do Amaral Gomes e a professoras Eloina da Silva e Caroline Ferreira

As atividades são planejadas com base na metodologia de aprendizagem solidária nas artes e patrocinadas pelo Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário, com sede em Buenos Aires na Argentina. Ao todo, cinco projetos foram premiados, entre eles o “De Boa na Lagoa”, que foi escolhido para representar a América Latina na premiação.

De acordo com a diretora da creche, Tânia do Amaral Gomes, as atividades do projeto são constantes com os alunos e contam com o envolvimento de toda a comunidade. “Essa parceria entre escola e comunidade é fundamental para o sucesso do projeto”, completou a diretora.

Conforme as professoras Eloina da Silva e Caroline Ferreira, a realidade do entorno da creche foi incorporada por meio de desenhos e pinturas, noções de cuidados com o meio ambiente e aulas de reciclagem. “Trata-se de um trabalho constante de valorização do espaço que ocupamos, com noções de cidadania, preservação e respeito às pessoas e ao meio ambiente”, concluíram.